logo_Prancheta 45

Educação Infantil: Curso valoriza o protagonismo das crianças a partir da BNCC

A visão contemporânea de infância e os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são o foco do curso “Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil”, uma iniciativa do Itaú Social que acaba de ser lançada por meio da plataforma Polo, e teve conteúdo desenvolvido pela Avante – Educação e Mobilização Social, no âmbito da parceria no programa Melhoria da Educação. A formação de 20 horas é gratuita e aberta ao público – notadamente de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipe pedagógica e gestora dos sistemas de ensino.

O curso tem como proposta pedagógica destacar a visão atual sobre a infância e o entendimento sobre como as crianças aprendem. Com metodologia 100% online, a partir de um percurso autoformativo, os interessados vão conhecer os Campos de Experiências, entender o que significa destacar as Interações e Brincadeiras como Eixos Estruturantes do Currículo e a promover práticas pedagógicas que privilegiam a criança a partir também da garantia dos seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento. O objetivo é valorizar o protagonismo, a intencionalidade docente e a escuta sensível na Educação Infantil.

Entre os conteúdos abordados, o público encontrará temas como “Ser criança”, “Aprender pela experiência”, “Campos de experiência da BNCC”, “Professor: um parceiro de descobertas e aprendizagens”. O conteúdo programático contempla tópicos como “Olhar da criança”, “Olhares para a infância”, “Interações e brincadeiras: experiências estruturantes para o desenvolvimento infantil”, “Os campos da experiência na BNCC”, “A prática pedagógica que privilegia a criança”, dentre outros.

As inscrições já estão abertas e não há limite de vagas. Para se inscrever, basta acessar este link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo