logo_Prancheta 45

Campanha Cadê Nossa Boneca? discute representatividade em curso de artesanato

Você já parou para observar as prateleiras de bonecas em uma loja de brinquedos? Basta um breve olhar para perceber a ausência de representatividade. Se somos tão diversos, por que a maioria das bonecas é tão semelhante? Essa inquietação pautou o debate “Construção da identidade negra e as relações cotidianas”, promovido pela eduK – plataforma de educação online segmentada -, no dia 27 de janeiro, com a participação de Mylene Alves, psicóloga e uma das idealizadoras da Campanha “Cadê Nossa Boneca?”, realizada sob a chancela da Avante – Educação e Mobilização Social.


Além de Mylene Alves, a facilitadora do Grupo Guardiões da Consciência eduK, Anne Galvão, e a artesã Glória Viana participaram do debate, que fez parte do curso Bonecas negras em tecido, realizado pela eduK. Ministrado por Glória, além de ensinar técnicas para a confecção de bonecas negras artesanais, o curso teve como intuito conscientizar as pessoas a respeito da relação dos brinquedos com a representatividade e as subjetividades infantis. 


Representatividade


De acordo com especialistas, a falta de representatividade é um problema, já que a autoidentificação é fundamental para a criança. Ou seja, se o brinquedo não se parece em nada com ela, se ela não se vê em bonecas e bonecos, a autoestima, desde a primeira infância, pode ficar comprometida. Além disso, a diversidade de bonecas também é importante para que todas as crianças convivam com as diferenças e aceitem os vários tipos físicos.


“Com a boneca, a menina aprende muito sobre si e sobre o mundo. Com a boneca, a criança exercita papéis sociais, e atua com o auxílio dela nas suas brincadeiras, praticando seu ser e estar em sociedade. Por isso, se reconhecer em imagem e semelhança com a boneca é um processo importante de empoderamento na infância, base para o desenvolvimento da autoestima da futura mulher. Depoimentos que colhemos na Campanha atestam o quanto essa lacuna na infância é associada a inseguranças e desafios de autoaceitação na vida adulta”, afirma Mylene.


Mercado


Segundo dados do IBGE (2014), 53,6% da população brasileira afirma suas origens africanas. E embora alguns segmentos, como a moda e a estética, estejam mais sensibilizados para a representatividade, os brinquedos ainda não acompanham esse movimento e estão longe de retratar essa diversidade. Atualmente, somente 3% das lojas virtuais de brinquedo disponibilizam bonecas negras, de acordo com uma pesquisa realizada pela equipe da Campanha.


“Essa não é uma questão de oferta e demanda, é uma questão anterior, relacionada aos modelos estéticos”, ressalta Mylene, ao demonstrar que a adesão à Campanha Cadê Nossa Boneca?, no ar desde abril de 2016, mostra um cenário diferente. Só a Fanpage da Campanha  possui hoje 25,8 mil curtidas, 127 bonequeiras cadastradas no álbum Onde achar a sua boneca negra, além do mapa colaborativo no site, com cerca de 200 notificações sobre lojas e produtoras em todo o país onde se encontram ou não bonecas pretas.


Racismo


Segundo a facilitadora do Grupo Guardiões da Consciência eduK, Anne Galvão, a brincadeira de boneca, muitas vezes, representa a primeira vez em que a menina negra vai se deparar com a falta de representatividade. “Temos de admitir que o racismo está presente, e com certeza o que leva a encontrarmos poucas bonecas pretas, ou essas bonecas não terem saída, é o racismo”, afirma Anne, dizendo ainda que muitas vezes as crianças negras escolhem uma boneca branca porque é o modelo de beleza e sucesso demarcado socialmente.


Essa realidade é expressa no Teste da boneca, experimento psicológico realizado nos anos 40, nos Estados Unidos, para testar o grau de marginalização sentido por crianças afro-americanas e causado por preconceito, discriminação e segregação racial. Exibido ao longo do debate, o vídeo mostra como as crianças identificam a boneca negra como algo negativo, uma extensão de como elas se veem. Também foram exibidos vídeos produzidos pela Campanha “Cadê Nossa Boneca?”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo