Publicação compara Direitos Humanos entre países da Copa

Publicação compara Direitos Humanos entre países da Copa

Como os 32 países participantes do Mundial da Fifa estão tratando questões de direitos humanos? Para conhecer o resultado desta comparação basta acessar o Guia da Copa do Mundo dos Direitos Humanos, que a Avante indica para leitura. A publicação foi concebida com base em indicadores de relatórios da ONU como Índice Gini e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Tomando como base o Índice Gini, por exemplo, o Brasil aparece na antepenúltima colocação (0,547), na frente apenas da Colômbia (0,599) e de Honduras (0,570). O Índice Gini é um instrumento utilizado para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo e assim identificar o nível de desigualdade social. Já em relação ao IDH, o Brasil está na 85° posição (dados de 2012), enquanto a Austrália está em segundo lugar e a Holanda em terceiro.

O Guia traz também levantamentos sobre liberdade de imprensa e internet, respeito à diversidade sexual, questões ambientais e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Os grandes riscos de graves violações de direitos humanos na Copa do Mundo irão se abater principalmente sobre as meninas e os meninos no Brasil, país percebido como um paraíso sexual em que adultos conseguem sexo com crianças e adolescentes, de maneira fácil, barata e sem riscos penais (…)”. O trecho foi retirado do Guia e traz a fala de Paulo Sérgio Pinheiro, Expert Independente do Secretário-Geral da ONU que preparou o Relatório Mundial sobre Violência contra a criança, publicado em 2006.

A publicação foi organizada pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da USP; Coletivo Quilombação; Núcleo de Estudos da Violência (NEV) e a Associação Nacional de Pesquisa e Estudos em Direitos Humanos (ANDHEP).

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo