Grupo parte para intercâmbio educacional e cultural na Índia

Um grupo formado por 14 profissionais de diversas áreas embarcou essa semana para uma experiência educacional e cultural – o VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional Brazil’s EduRetreat, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social. O grupo permanecerá na Índia até o dia 23 de novembro e conta com uma programação que dá direito a street tour, bazar experience por todos os lugares por onde o grupo passar. Mumbai, Bangalore, Pune e Ahmedabad são alguns dos locais a serem visitados pelo grupo onde terão encontros com pensadores (mentes brilhantes) e visitas a instituições e iniciativas de referência, e com propostas inovadoras.

As experiências internacionais do Trocando em Miúdos consiste em um tripé básico: 1) Diálogos Formativos/Reflexivos com a academia ou com expoentes intelectuais locais; 2) visita a espaços de atendimento às crianças (escolas, creches e outros espaços formativos); e 3) imersão cultural. Os diálogos formativos e reflexivos serão em forma expositiva ou via workshops e contarão com o que Vashima Goyal, guia do Intercâmbio e idealizadora do projeto Eduretreat, chama de Brilliant Minds of India (mentes brilhantes da Índia).

O grupo terá contato com uma visão mais holística do mundo/academia/educação por meio da vista à Flame University em Pune, ao Gandhi Ashram, em Ahmedabad e outros espaços onde será possível conhecer melhor a perspectiva indiana de educação.

A segunda perna deste tripé, a visitação a espaços de atenção e educação de crianças, é o momento de conhecer a prática, por meio de experiências selecionadas, do que é discutido e refletido nos diálogos mais acadêmicos.

Já a terceira perna, imersão cultural, faz parte do dia-a-dia da viagem e vai desde a alimentação, vestimenta, passeios guiados em ruas e feiras, visita a museus, entre outros. É o momento para “dar a liga” entre a visão educacional em uma cultura tão peculiar com a da Índia, permitindo a compreensão da realidade na qual as experiências teóricas e práticas serão vivenciadas. A imersão cultural dá a moldura, a estrutura na qual se baseia a produção de conhecimento e as ofertas de serviço.

Acompanhe na nossa página de facebook informações sobre alguns dos lugares visitados pelo grupo.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo