Crianças do Calabar lançam videoclipe de campanha de enfrentamento à violência doméstica

Grupo de Crianças do Calabar, participantes do projeto Infâncias em Rede/Fundação Bernard van Leer, criou uma campanha para combater a violência contra a criança. O primeiro resultado foi a gravação do jingle O Menino Bernardo. Na sequência, o Grupo produziu o videoclipe da gravação em estúdio da música escrita e cantada por meninos e meninas do Calabar.

A produção das duas peças foi finalizada após um ano de debates, disseminação de informação sobre seus direitos, brincadeiras em praças públicas, muitos ensaios e aprendizados. A campanha convoca a comunidade para uma participação ativa no combate à violência contra as crianças (Lei Menino Bernardo – nº 13.010, que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes).

O vídeo da gravação reflete a importância da ação para as crianças ao mostrar o empenho e a concentração de um grupo que, em sua maioria, nunca entrou em um estúdio de gravação. E agora se dedica à concretização de uma demanda nascida na realidade doméstica, mas que invade as relações sociais desses cidadãos. A decisão de realizar a campanha foi deles e a decisão de que precisaria ser algo que envolvesse sua comunidade, levando-a a refletir sobre atos de violência contra as crianças, também.
“Agora a gente quer dar um recado/ É sobre a Lei Menino Bernardo/ Não pode bater na criança/ Tem que ter mais tolerância”. Diz o refrão da música composta pelo Grupo de Crianças do Calabar, com a colaboração do professor de música do projeto, Juraci do Amor. Ao final, a convocação: “Se você presenciar a crianças apanhar/ Disque 100”, em referência ao serviço telefônico oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) que acolhe denúncias contra a violação de direitos de minorias e vulneráveis, entre outras violações.

“A iniciativa foi muito importante porque eles foram os próprios divulgadores de seus direitos, seja para seus pais, ou cuidadores, seja para a comunidade. Com a campanha eles reivindicam não somente o direito de viver sem violência, mas também o de participar das mudanças necessárias para a sociedade. Não adianta ter as regras no papel, é preciso mudar a cultura vigente e fazer com que a criança seja vista, assim como qualquer outro ser humano, como um sujeito de direitos”, disse a coordenadora do projeto, Ana Marcilio.

Disque 100

Apesar da existência da Lei Menino Bernardo (Lei 13.010/2014), no primeiro trimestre de 2015, o Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu mais de 21mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Embora tenha ocorrido uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2014, os números chamam atenção porque em 58% dos casos de violação dos direitos os suspeitos são os próprios pais.

O Disque 100 é um serviço telefônico gratuito, onde podem ser feitas denúncias e reclamações, anônimas (quando solicitadas), sobre violações de direitos humanos. O serviço funciona 24 horas por dia. As demandas recebidas são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo