O projeto teve como base a tecnologia de formação de educadores de Educação Infantil em Artes Visuais, inteiramente desenvolvida pelos profissionais da Avante, com o objetivo de construir conhecimentos sobre o trabalho com artes visuais na Educação Infantil a partir de um processo de ampliação do repertório, experimentação, exploração e reflexão. A vivência das linguagens aconteceu por meio de oficinas de arte, música e movimento. Já a ampliação do universo cultural das educadoras ocorreu a partir de visitas a museus e outros espaços culturais, bem como a partir da realização de entrevistas com artistas. A metodologia do projeto teve como premissa a reflexão sobre a prática e a sistematização das propostas pedagógicas em Artes Visuais.
O projeto culminou com a sistematização do projeto, disponível nos sites da Avante e Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (IMPAES).
Período: 2005 e 2006
Perfil do público: coordenadores e professores de 04 centros comunitários de Educação Infantil de Salvador/BA.
Parceiro: Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social – IMPAES