Seminário marca fechamento de ciclo formativo da Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador

Gestores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador se reúnem nesta terça (30/07) e quarta-feira (31/07), no Wish Hotel da Bahia, das 7h30 às 17h, no III Seminário Nossa Rede Educação Infantil: compartilhando experiências. O evento encerra o ciclo de formação de formadores realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio do programa Nossa Rede Educação Infantil e conta com a participação de Zilma de Moraes, mestra em Educação (Pontifícia Universidade Católica/SP) e doutora em Psicologia (Universidade de São Paulo) que irá mediar e tecer comentário sobre os relatos dos percursos formativos apresentados pelas instituições da Rede durante o evento.

Com o objetivo de fortalecer os processos formativos nas instituições municipais que atendem a Educação Infantil (0 a 6 anos) e implementá-los nas creches conveniadas, até então não contempladas nas formações oferecidas pela SMED, o programa envolveu 786 profissionais, de 393 instituições da Rede, em encontros mensais coletivos e 21 instituições em formações in loco – no chão da escola, ao longo de sete meses. Todo o processo tomou como referência os materiais produzidos na primeira etapa do Nossa Rede Educação Infantil (2014 – 2017), a Constituição Federal, a LDB e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As formações aconteceram entre novembro de 2018 e julho de 2019 e tiveram como temática: relações, espaços, tempos de qualidade e as práticas cotidianas na Educação Infantil. O fortalecimento do ambiente escolar por meio do respeito e reflexão sobre seu contexto, foi um dos pilares dos encontros, que promoveram diálogos e compartilhamentos de experiências sob a compreensão de que a atmosfera das instituições é um potente universo de troca de saberes, colaborando para a abertura de um novo olhar sobre a criança.

Nossa rede

Desde 2014 a Avante e a SMED vêm implementando ações pela qualificação do segmento e melhoria do atendimento das crianças de zero a seis anos. Já foram elaborados materiais para crianças, professores, familiares, gestores; feita a revisão do Referencial Curricular da Educação Infantil e desenvolvido o primeiro sistema brasileiro de monitoramento, totalmente online, para esse segmento, além de ações formativas para uso dos materiais produzidos especificamente para o Programa. O processo foi todo construído de forma coletiva e dialógica com os diversos atores da Rede, inclusive familiares.

Sobre a Avante

A Avante – Educação e Mobilização Social atua na garantia de diretos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e fazer sentido das suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

SERVIÇO:
O que?  III Seminário Nossa Rede Educação Infantil: compartilhando experiências
Quando? 30 e 31 de julho (terça e quarta-feira)
Onde? Wish Hotel da Bahia
Horário? 7h30 às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo