Roberto Santos destaca trabalho em prol da Educação Infantil nos #20anosAvante

Um dos principais responsáveis pela reforma do ensino superior na Bahia destaca, nos #20anosAvante, o trabalho da instituição em prol da Educação Infantil. Roberto Santos, professor titular e pesquisador da Faculdade de Medicina da Bahia, ex Reitor da UFBA, ex-governador do Estado, ex Presidente do CNPq e ex-Ministro da Saúde, considerado publicamente como o maior baiano vivo, é conselheiro consultivo da Avante – Educação e Mobilização Social desde 2000. “Essa atuação é de grande importância, pois ela condiciona o futuro daqueles que têm acesso a boas oportunidades. A formação nessa época da vida irá determinar a atuação dessas pessoas como cidadãos e cidadãs”.


No auge dos seus 90 anos, lúcido e ativo, Roberto Santos é mais do que testemunha da história. Ele foi responsável por intervenções que ajudaram a definir a cidade de Salvador que conhecemos hoje, a exemplo do Centro de Convenções; os parques de Pituaçu e de Exposições; o Hospital Geral do Cabula, depois denominado de Roberto Santos; e o Museu de Ciência e Tecnologia, além de ter construído hospitais e escolas no interior do estado e promover a melhoria de condições de vida, seja por obras de saneamento, ou de construção de estradas.


Enquanto protagonizava seu papel de cidadão, Roberto Santos acompanhava o processo de fundação da instituição. “Eu era muito amigo da família e acompanhei quando Maria Thereza e Ana Luiza tiveram a ideia de iniciar uma entidade, hoje Avante, prestadora de vários serviços de ação social, mas que teve e terá sobretudo uma ação muito especial em relação à Educação Infantil para além de Salvador, no Brasil, e até mesmo internacional.”


Ele recorda, entre as experiências mais recentes, o Intercâmbio Internacional Trocando em Miúdos, promovido pela instituição, e a experiência das fundadoras da Avante no programa EduRetreat 2013 (promovido pela indiada Vashima Goyal, que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico), que deu origem ao Trocando em Miúdos Índia no ano seguinte. “As observações oriundas dessas vivências são extremamente interessantes e demonstram uma capacidade impressionante de observação e identificação daquilo que pode ser praticado aqui, ou trocado entre os países para beneficiar o Brasil, em especial na educação infantil”, pontua.


Roberto Santos celebra as duas décadas de trabalho da Avante com um sentimento de gratidão pelo que ele chama de “verdadeira fixação” da instituição por esse segmento da educação, “felizmente para Salvador, para a Bahia, para o Brasil”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo