Avante integra eixo de Formação no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Com uma trajetória consolidada em projetos voltados para formação contínua de educadores e produção de materiais pedagógicos, a Avante – Educação e Mobilização Social integra o grupo do eixo de Formação, para somar esforços no desafio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

Em parceria com secretarias municipais de Educação, a Avante vem atuando, ao longo de 28 anos, para o alcance de uma educação de qualidade em nosso país. Já estivemos presentes em 10 redes municipais do Nordeste com o programa Paralápracá; na rede municipal de Salvador desde 2011 com formação contínua de educadores, e elaboração e revisão do Referencial Curricular e demais materiais pedagógicos da Educação Infantil da capital baiana, entre outras redes municipais como Paulista  (PE), Cariacica (ES), Bacabeira, São Luís e Arari (MA),  Luziânia (GO) e SINOP (MT).

Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante e representante da instituição no programa Criança Alfabetizada, menciona o percurso da OSC e o escopo de trabalho do eixo de formação do Compromisso Nacional. “A gente tem na nossa história a produção de materiais para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focados em uma alfabetização processual. Os materiais do Programa Criança Alfabetizada serão voltados, especificamente, para a formação de educadores para alfabetização”, comentou Maria Thereza, que aproveitou para grifar a demanda do Grupo, “a gente vai organizar um material que seja bom, de qualidade, bonito, que atraia o professor e que o respeite como alguém que tem um saber e uma competência própria para usá-lo”.

Adesão

A sintonia da Avante com as premissas do Criança Alfabetizada foi fundamental para a instituição aderir ao chamado do MEC pelas diretorias de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, e de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação. O grupo é formado por representantes de Universidades e organizações da sociedade civil.  

Em se tratando de alfabetização e formação continuada, o alinhamento com a proposta é um imperativo para a instituição. “Os princípios do nosso trabalho de formação continuada e de alfabetização, tanto para Educação Infantil, quanto para os anos iniciais, estão todos contemplados no Criança Alfabetizada. A gente resolveu aderir porque, finalmente, é algo muito próximo do que a gente acredita que deva ser a formação continuada – de respeito ao professor; à identidade do professor; a questão de não levar uma receita, um manual, mas de que o professor aprenda e construa a partir de uma reflexão sobre sua prática”, explicou Maria Thereza Marcilio.

Além dos pontos mencionados, a presidente da Avante destacou como potência do Programa as bases conceituais que o fundamentam. “Esse para mim é um grande avanço, não só o seu lançamento, mas onde ele se baseia, o lastro teórico, tanto de formação continuada quanto do processo de alfabetização, junto ao novo PNLD”. 

Para Maria Thereza, o que talvez seja uma fragilidade do Programa é o fato de o pacto ter se estabelecido com os governos estaduais e não diretamente com os municípios, que, de acordo com a Lei Brasileira de Educação (LDB), são os responsáveis pela oferta de  Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Segundo ela, o caminho que o município precisa fazer, via secretaria do Estado, pode ser um dificultador. “Mas eu espero que isso possa ser superado ou possa não causar o dano que eu imagino, em termos de atraso, lentidão e de dificultar o processo”, argumentou.

Além da dedicação e apreço pelas linhas de trabalho do Grupo, Maria Thereza Marcilio considera a participação da Avante como uma excelente oportunidade para estar com “parceiros afins, que lidam com o tema e partem das mesmas premissas”. Segundo ela, o fluxo de trabalho segue, neste momento, com o fechamento dos temas e organização dos conteúdos elencados. Os materiais deverão ser entregues em julho para o MEC, cujo lançamento está previsto para agosto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo