Uma pesquisa realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social em duas escolas da Rede Municipal de Educação do Paulista (PE) trouxe à tona dados que demonstram a necessidade de mais investimentos e um olhar mais cuidadoso sobre a participação dos diversos atores envolvidos na Educação das crianças e adolescente nos processos decisórios da escola, com o intuito de promover a ampliação e a qualificação dessa participação. Os dados também surpreendem positivamente no que diz respeito à estrutura da secretaria para promoção dessa participação – políticas voltadas para a inclusão e parcerias já estabelecidas que visam a qualificação dos serviços. As visitas e escutas realizadas pela equipe da instituição geraram um documento intitulado Diagnóstico da relação escola – família – comunidade na Rede Municipal do Paulista (PE), que será tomado como base para ações que visam a melhoria da qualidade da Educação municipal.
A pesquisa e elaboração do documento foram realizadas por meio do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, na construção da Tecnologia relação escolar- família-comunidade. A Avante fez o levantamento dos dados com os públicos das Escola Municipal Cônego da Costa Carvalho, que oferece ensino fundamental I e II e o CEMEDI Tio Roberto, que atende apenas à Educação Infantil. O propósito foi conhecer os elementos contextuais e as relações que se estabelecem no entorno do contexto educacional, tomando como base essas instituições.
Durante os meses de abril e maio foram feitas escutas qualificadas de 109 pessoas. Dentre elas, famílias (26%), professores (17%), estudantes (15%) e equipe técnica da Secretaria (14%). De acordo com o texto do Diagnóstico, o processo de entrevistas foi importante por estimular reflexões sobre como os fatores intra e extra escolares influenciam no ambiente escolar e nas suas práticas.
O Documento também registrou a receptividade e a grande expectativa por parte da gestão municipal e da equipe técnica da secretaria em relação às ações promovidas pela equipe Avante, apontando como uma boa oportunidade para trabalho coletivo para promoção do fortalecimento da participação de todos em prol da melhoria da qualidade da Educação do Paulista.
Estrutura favorável
No Diagnóstico veio à tona, por exemplo, a existência de uma estrutura favorável à promoção da participação, favorecendo, inclusive, a diversidade. A estrutura da secretaria inclui em sua organização uma coordenação de articulação comunitária e outra de gestão democrática; a existência de políticas voltadas para a inclusão, com apoio aos estudantes com deficiência a partir da existência de 17 com profissionais e professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de estagiários de Psicologia e Pedagogia para o apoio direto aos estudantes que requerem a presença de um adulto ao seu lado. A Rede conta ainda com um quadro de professores efetivos e concursados, além de parcerias com várias instituições privadas que têm aportado novas tecnologias, materiais, formações na área da Educação.
Tomando o Diagnóstico como referência o trabalho prossegue com o diálogo contínuo e a construção coletiva para viabilizar a troca efetiva de informações e aprendizados entre todos os envolvidos no processo – município, Avante e Itaú Social. Ações de formações com os diretores e supervisores (coordenadores pedagógicos) das duas escolas pesquisadas, e com a equipe técnica da secretaria municipal de Educação, já foram iniciadas, além de monitoramento semipresencial. Em 2020 as formações continuarão acontecendo e incluem família, lideranças comunitárias e estudantes.