Avante participa de Semana Pedagógica e envolve educadores no enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Integrante da lista das 30 cidades do Brasil com maior incidência de crianças em situação de Trabalho Infantil (TI), Guanambi (BA) tomou a iniciativa inovadora de envolver a rede pública de ensino no enfrentamento ao problema. “É uma ação de extrema importância porque o professor é o único agente público que está em contato com um grande número de crianças diariamente”, explicou Ana Luiza Buratto, consultora associada da Avante que ministrou a palestra para um público de mais de 300 pessoas durante a Semana Pedagógica do município, no dia 12 de fevereiro.

 Em sua fala Ana Luiza abordou as estratégias de enfrentamento ao Trabalho Infantil e contou com uma plateia formada em sua maioria por professores, além de toda a equipe da Assistência Social e representantes da área de Saúde. O objetivo principal foi sensibilizar a área de educação e demonstrar as possibilidades de prevenção e combate ao Trabalho Infantil aos participantes da Semana Pedagógica. “O contato diário com as crianças possibilita aos professores um trabalho mais eficaz na perspectiva da prevenção e combate, pois eles têm condição, melhor do que qualquer outro agente público, de observar mudanças no seu comportamento e no seu desempenho que podem ser sinalizadoras de TI. Além disso, mantêm contato mais freqüente com as famílias das crianças e dos adolescentes”, enfatiza a consultora Avante.

 O convite para a palestra foi um desdobramento da jornada de capacitação sobre Trabalho Infantil (TI) e proteção do trabalhador adolescente , realizada em novembro (2014), em Salvador, pela Avante em parceria com a Fundação Telefônica e com o Unicef . A jornada  envolveu articuladores do selo Unicef, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e representantes da Assistência Social de 74 municípios e 133 participantes de 5 estados do semiárido brasileiro, entre eles Guanambi.

 Segundo Yonara Teixeira, chefe da Divisão da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social, o envolvimento dos professores no enfrentamento é uma inovação iniciada com a palestra de Ana Luiza e que vai ser aprofundada. Yonara Teixeira esteve presente na jornada de capacitação em Salvador e atuou na mobilização do município para inclusão da temática na Semana Pedagógica. Ela conta que a cidade vem combatendo o problema desde 2001 com a ajuda de programas do governo federal.

 A palestra da consultora da Avante, de acordo com Yonara Teixeira, teve uma boa receptividade por parte dos professores. Ela acrescenta ainda que novas ações estão programadas para este ano. Em junho será realizada uma caminhada no centro da cidade para mobilizar e sensibilizar a população. Uma cartilha sobre a erradicação do Trabalho Infantil também está sendo preparada. “É um tema polêmico e, infelizmente, ainda existe muita gente na região que vê o Trabalho Infantil como algo natural”, revela.

 O Unicef também participa desse enfrentamento na cidade. “A instituição nos apoia em ações desde 2013 e temos até 2016 para melhorar os indicadores que denotam o fim do Trabalho Infantil em Guanambi”, conta Yonara Teixeira, que é também articuladora do selo Unicef no município.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo