#20anosAvante formando para a vida

Luciene Pereira dos Santos era uma jovem de 17 anos quando teve seu primeiro contato com a Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Viva Jovem. Três anos depois ela retorna à instituição para participar do Juventude Cidadã, na formação de turismo com ênfase em Hotelaria. Hoje com 29 anos, trabalhando como porteira líder pela empresa Escolta Vip, ela reflete sobre o tempo e a vida para falar da sua experiência.

“Para a Avante eu digo SIMMMM… quando falo da Avante a primeira coisa que me vem à memória é uma bússola, porque a instituição foi a direção para minha preparação pessoal e profissional”, diz Luciene. Ela conta que seu primeiro emprego de carteira assinada foi conquista por meio dos projetos da Avante e que foi nessas formações que ela descobriu a arte de escrever poesias.

“A Avante tem uma capacidade de gerar formadores de opiniões, seres humanos não só qualificados para o mercado de trabalho, mas qualificados para a vida, consciente dos seus direitos e deveres e do seu papel na sociedade”.

Inspirada pelas aprendizagens conquistadas na formação, Luciene fez uma poesia e presenteou a instituição:

 

Visibilidade Social

 

Chega de sermos invisíveis

Temos que nos mobilizar

Mostrar que ainda é tempo de mudar

Chega de sermos estutandes

Só na caderneta

Temos que entrar na sala de aula

De cabeça erguida

Utilizar nossas ferramentas

Que são o lápis, o caderno e a caneta.

Chega de reclamar da vida

Já estamos cientes da realidade que vivemos

Temos que procurar melhorar

E dar início a uma nova partida

(Luciene Pereira Santos)

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo