Avante

Rede de Atenção Local apoia e visibiliza talentos de crianças periféricas

“Eu gosto de cantar e dançar. A professora, que é psicóloga, inventou esse negócio de batalha de rima e mandou a gente criar as rimas, e passar para ela. Aí, outra professora deu esse apoio da gente fazer na comunidade. Eu gostei de participar, me senti confortável, mesmo sendo tímida”, declarou Claudiane Gomes, 14 anos, sobre a sua apresentação no encontro Ação em Rede: Arte, Cultura e Literatura Negra, ocorrido na Baixa do Tubo.

Claudiane é uma multiartista em desenvolvimento. Sempre envolvida nas atividades culturais fomentadas pelo do projeto Foco nas Infâncias: defesa de direitos na Baixa do Tubo do Coqueirinho, a adolescente participou do evento promovido pela Rede de Atenção Local com uma apresentação de dança e batalha de rima.

A batalha de rima, própria das juventudes periféricas, está bastante presente na Baixa do Tubo e foi uma atividade requerida pelas crianças do Foco nas Infâncias durante uma oficina de poesia marginal promovida pelo projeto.

  • A batalha de rima é uma expressão cultural que integra o movimento Hip hop e consiste em duelos em que os competidores improvisam rimas caracterizadas por temáticas sociais. 

Segundo Claudiane, a ideia de participar da batalha no evento comunitário veio de uma atividade fomentada em sua escola, onde os duelos são uma prática comum entre os seus colegas. “A professora levou uma estrofe de batalha de rima pra gente fazer outras sobre a consciência negra. Não fui eu que escrevi a rima que apresentei. Algumas partes, sim, fui eu que escrevi, mas a gente mudou bastante”.

Quando as crianças da periferia podem contar com uma Rede de Atenção Local presente e atuante torna-se possível vivenciar a infância com acesso a direitos básicos, como cultura e lazer, de várias maneiras.

Na Baixa do Tubo, essa rede potente e engajada marcou o Novembro Negro com um evento promovido sob a condução do Instituto Daniel Comboni (@comboni55). A iniciativa possibilitou que muitas crianças participassem da mostra cultural e apresentassem os seus talentos artísticos. 

A Rede de Atenção Local à Criança e ao Adolescente da Baixa do Tubo foi articulada pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Foco nas Infâncias, e reúne o  Instituto Daniel Comboni, Fundação Cidade Mãe, Associação Atlética Banco do Brasil, por meio projeto AABB Comunidade, e Fundação Lar Harmonia.

Foco nas Infâncias é realizado pela Avante, em parceria @kindernothilfe (KNH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress