Avante investe na qualidade da educação para crianças até 3 anos

 

 

Por meio de eventos locais e intercâmbio internacional, a Avante vem compartilhando princípios da abordagem Pikler Lóczy, que defende a valorização da atividade autônoma das crianças em seus primeiros anos de vida.  

 

 
Para contribuir com a qualificação da educação destinada à primeira infância, a Avante vem incentivando debates sobre modelos educacionais inovadores. É o caso da abordagem Pikler-Lóczy, que aposta na autonomia das crianças até 3 anos, considerando-as como potenciais autoras de seu desenvolvimento. Esta abordagem sugere uma mudança do olhar do adulto com relação ao bebê, deixando de enxergá-lo apenas como um ser frágil, mas um ser pleno de possibilidades. A abordagem propõe o resgate da importância da qualidade das interações adulto-criança nos momentos relativos aos cuidados, como banho, troca, alimentação etc.

Com a iniciativa, a Avante pretende colaborar com o alcance da meta incluída no Plano Nacional da Educação (PNE – 2011/2020): ampliar, até 2020, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Esta meta mostra o tamanho do desafio que o Brasil precisa enfrentar para garantir educação de qualidade aos meninos e meninas em suas primeiras fases de

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo