Paralapracá

O Paralapracá foi uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, que visou contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. Para isso, ofereceu uma formação continuada para formadores das Redes Municipais de Educação, valorizando os saberes de cada localidade e ampliando as referências teórico-práticas, a partir das orientações nacionais para o segmento.

As ações de formação foram desenvolvidas em caráter presencial e a distância. As ações presenciais aconteciam por meio de encontros formativos periódicos e visitas técnicas de assessoria. Já as ações a distância eram desenvolvidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades giraram em torno de seis eixos: Assim se Brinca, Assim se faz Artes Visuais, Assim se faz Música, Assim se faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente.

Período: 2010 a 2017

Local de Atuação: Ciclo 1 (2010 e 2012) foi desenvolvido nas cidades de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). Ciclo 2 (2013 até 2017 foi desenvolvido nos municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

Perfil do Público: O Paralapracá mobilizou uma cadeia de profissionais da Educação Infantil dos municípios. Direta ou indiretamente, foram envolvidos prefeitos, secretários de Educação, técnicos de Educação Infantil das secretarias, diretores, professores e demais funcionários das instituições, sendo os coordenadores pedagógicos e os técnicos responsáveis pela formação do público central do projeto.

Parceiros: Instituto C&A

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo