Projeto Paralapracá dá seguimento a programa de formação

Fonte: Instituto C&A
Salvador (BA) – O projeto Paralapracá do Instituto C&A realiza, entre 17 e 21 de fevereiro, em Salvador, o terceiro encontro de formação voltado aos profissionais de educação infantil que participam de seu segundo ciclo (2013-2015). A primeira formação ocorreu em julho e a segunda, em setembro de 2013.

O projeto Paralapracá envolve os municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).  A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em parceria com Secretarias Municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores.

O encontro de formação de Salvador reunirá aproximadamente 20 profissionais, entre assessoras pedagógicas que integram o corpo técnico do projeto e supervisores e coordenadores de educação infantil das Secretarias de Educação dos municípios participantes.

A formação será realizada pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). A Avante atua no projeto Paralapracá a convite do Instituto C&A, na posição de parceira técnica.
Segundo Mônica Samia, coordenadora-geral de implementação do projeto Paralapracá na Avante, o encontro da próxima semana tem como objetivos compartilhar experiências vividas pelos municípios na fase inicial do projeto, fortalecer os grupos de supervisores e assessoras, esclarecendo papéis, e aprofundar os conhecimentos sobre as atribuições e ações das assessoras.

Também estão previstas atividades como o compartilhamento de dados pesquisados pela consultoria de avaliação externa Move, contratada pelo Instituto C&A em 2013, sobre a situação da educação infantil nos municípios que participam do projeto; reflexões sobre princípios da formação e sobre a implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma de educação a distância do projeto; e discussões sobre um dos eixos de formação do projeto, “Assim se explora o mundo”. Tal eixo se dedica a valorizar a capacidade investigativa natural das crianças, sempre desejosas de observar, interagir e compreender o mundo em que vivem.

Lançado em agosto de 2010, o projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A. Em seu primeiro ciclo (2010-2012), a iniciativa apoiou, em parceria com as Secretarias de Educação locais, os municípios de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). Jaboatão dos Guararapes e Teresina também participaram, em 2013, de um ano de extensão do projeto, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos na formação.

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