Participantes do IntercâmbioTrocando em Miúdos retornam ao Brasil

Os 27 profissionais que embarcaram no VI  Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional interessados em abordagens inovadoras para crianças de 0 a 3 anos retornam ao Brasil. Os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pelas associações Pikler Lóczy, em Paris, e Mestres Rosa Sensat, em Barcelona.

A experiência aconteceu entre os dias 10 e 20 (outubro), quando participaram de workshops, visitas a instituições de referência, city tour, encontro com formadores especializados e contato com ambientes pedagógicos diferenciados. O grupo foi formado por profissionais ligados à primeira infância de diversas partes do país: psicólogos, pedagogos e educadores; profissionais da área de saúde e profissionais que atuam nas redes de proteção à infância e instituições de acolhimento.

Conheça alguns depoimentos:

Paula Saretta – psicóloga, São Paulo (SP)

“Observe o tempo do bebê, respeite seus interesses, suas vontades e desejos.

Em poucos palavras: a troca de olhares, os gestos, tudo deve ser pensado e realizado de maneira respeitosa àquele ser que, ainda não conseguindo se expressar com palavras, diz muitas coisas à alguém realmente interessado em escutá-lo!”

Para ler mais sobre a visão de Paula Saretta após a viagem do Trocando em Miúdos, acesse aqui: http://ouvindocriancas.com.br/2013/09/10/o-fascinante-mundo-dos-bebes/
Ordália Almeida – pedagoga, Campo Grande (MS)“Nós fomos demais, fizemos mil descobertas juntos, nos conhecemos e nos descobrimos, realizamos novas aprendizagens, nos desafiamos, aprendemos com o outro, crescemos juntos, aprendemos a respeitar o ritmo do outro, descobrimos nossos limites! Parabéns para todos nós!”
Lucia Peçanha – membro da Red Pikler Nuestra America,  Rio de Janeiro  (RJ),  uma das Coordenadoras do Intercambio.
“DraPikler ficaria orgulhosa do respeito à autonomia e do imenso cuidado que tivemos uns com os outros, através da saga/corrida com obstáculos, na “volta olímpica” pelos aeroportos da Espanha”. 
Raphaela Bomtempo – pedagoga, Rio de Janeiro (RJ)

“Sem palavras pra descrever tantos momentos inesquecíveis, tantas marcas, tanta aprendizagem!”

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo