logo_Prancheta 45

Paralapracá inspira a quarta edição da Semana do Bebê de Maracanaú

Experiência exitosa, apresentada nas duas últimas edições da Mostra Internacional das Semanas do Bebê, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Semana do Bebê de Maracanaú (CE) promoveu, pela quarta vez, uma vasta programação para alertar a sociedade e o poder público sobre a importância do cuidado nos anos iniciais da vida. Uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, a Semana do Bebê tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.


Para Solange Silvestre, gerente de Educação Infantil de Maracanaú (CE), a realização da Semana do Bebê confere credibilidade ao município, pois divulga experiências significativas de forma intersetorial na promoção do bem-estar da primeiríssima infância e na garantia de seus direitos fundamentais. “A realização do evento confere maior visibilidade e atenção da gestão municipal como um todo à Educação Infantil, na perspectiva de se reconhecer que a criança do município é um sujeito de direitos, um ser do presente e que precisa estar em uma instituição acolhedora, que contribua de maneira significativa para o seu desenvolvimento”, afirma a gerente.


O município integra o programa Paralapracá, que por meio de sua metodologia e seus eixos formativos, foi um dos grandes inspiradores das ações desenvolvidas na IV Semana do Bebê, como explica a técnica da Educação Infantil de Maracanaú, Ádila Suyanne. “Nas instituições de Educação Infantil, por meio da organização do ambiente e da arte, foi possível dar maior evidência às competências infantis, bem como valorizar ainda mais as expressões das crianças pequenas por meio de suas diversas linguagens e expressões. A brincadeira foi um dos principais nutrientes que impulsionaram as crianças à exploração de mundo e a vivenciarem plenamente suas infâncias, embaladas e contagiadas pela música.”


O Paralapracá é uma frente do Programa Educação Infantil, do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social, em dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de Educação Infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. No primeiro ciclo (2010-2012), integraram-se ao Programa os municípios de: Jaboatão dos Guararapes (PE), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Teresina (PI) e Campina Grande (PB). Neste segundo ciclo, que corresponde ao período de 2013 a 2017, o Paralapracá atua nos municípios de: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

 

Referência nacional


Realizada entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016, a Semana do Bebê de Maracanaú compreendeu diversas ações, como a exibição do documentário O começo da vida, de Estela Renner, seguido de um bate-papo com especialistas. Além do cinema, a programação contou também com: mamaço, blitze educativas, roda de conversa, massagem shantala, palestras e oficinas, e muita brincadeira e diversão para as crianças, nas praças da cidade. O evento teve o envolvimento de todas as secretarias municipais, de 85 instituições de Educação Infantil (e outras ligadas à infância), das famílias e da comunidade maracanauense.


Entre os participantes, contou-se com a presença de Cristina Pitaguary, professora da Escola Municipal Indígena de Educação Básica (EMIEB) Povo Pitaguari. “Foi uma grande honra representar o município de Maracanaú na Semana do Bebê 2016. Momento de afeto e reconhecimento como mãe, professora, e principalmente, índia. Como professora, o carinho que sentimos e a proteção, confiança que damos a cada criança em nosso dia a dia. Como mãe, o amor exposto sem explicação. E índia, o que me torna mais forte, pois podemos expor nossa identidade e mostrar a diversidade que é valorizada e reconhecida pelo município”, explica a garota propaganda da IV Semana do Bebê de Maracanaú, que junto à sua filha, estampou toda a campanha de divulgação do evento no município.


Referência nacional no assunto, Maracanaú participou de duas (2014 e 2016) das três edições da Mostra Internacional das Semanas do Bebê, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) bianualmente. O evento reúne as melhores experiências de Semana do Bebê do Brasil, promove a troca de experiências entre países, estados e municípios, e discute formas inovadoras e efetivas de fazer com que a Semana do Bebê traga impactos reais para a garantia dos direitos da Primeira Infância.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo