logo_Prancheta 45

Natura e Avante investem em Comunidade de Aprendizagem

A Avante – Educação e Mobilização Social, representada pelas consultoras associadas Ana Luiza Buratto, Carolina Duarte, Rita Margarete e Glaucia Borja, integrou a formação de formadores do projeto Comunidade de Aprendizagem, que aconteceu de 18 a 23 de maio, em São Paulo (SP). Participaram do evento cerca de 80 educadores formadores do projeto no Brasil e na América Latina.

A formação foi realizada pelo Instituto Natura, em parceria com o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSC) e o Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona/Espanha (CREA/UB-ES). O encontro foi ministrado pela professora Roseli Rodrigues de Mello, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Fernanda Pinho, do Instituto Natura.

“A certificação pelo CREA e pelo Instituto Natura prepara e respalda os formadores para trabalhar na implementação e acompanhamento do projeto nas escolas e nas Secretarias Municipais de Educação”, diz Carolina Duarte, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto. A coordenadora explica que o papel dos formadores é trabalhar na implementação e acompanhamento do projeto nas escolas e nas Secretarias Municipais de Educação.

A formação é composta por quatro módulos, totalizando carga horária de 180h. O primeiro módulo aconteceu na Universidade de Barcelona, no mês de setembro 2014, seguido por esse novo encontro em São Paulo, no qual o grupo teve acesso ao segundo módulo. Os participantes receberão certificação de formadores do projeto.

Avante na parceria comunidade e escola

O Comunidades de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola, mas que se expande para toda a comunidade a partir da participação de familiares, funcionários, alunos e voluntários nas decisões e atividades da escola. Para ser uma Comunidade de Aprendizagem a escola implementa “atuações educativas de êxito” e passa por um processo de transformação que envolve seus diferentes atores. A Avante atende, no total, 20 instituições de ensino – seis em Horizonte (CE), 11 em Fortaleza (CE) e três em Itabuna (BA). Camaçari (BA) está em fase de adesão.

O fomento ao diálogo entre escola e comunidade perpassa pela proposta de diversos projetos da instituição, ressaltando o Paralapracá, em parceria com o Instituto C&A, que valoriza o saber comunitário na Educação Infantil. Um trecho do caminho traçado pela instituição nessa perspectiva foi registrado na publicação da Revista Mobilização que conta a experiência do Programa Mobilização em Cariacica (ES), realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal Brasil e a prefeitura do município.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo