“Não existe retorno, existe seguir daqui” 

Karina Rizek. Mãe, Educadora e Cozinheira. Assim se apresentava Karina Rizek, mãe de Lulu, 10 anos, nas redes sociais. A maternagem vinha em primeiro lugar, junto com o sorriso largo de quando alguém perguntava pela filha. O amor por ela, declarado a cada instante e lugar, também era compartilhado pela educação, o campo que a psicóloga de formação abraçou para nunca mais desvencilhar-se. KK, como carinhosamente a chamávamos, deixa um imenso legado de inspirações, projetos e impactos na vida de cada uma e cada um que teve o privilégio de conhecê-la.  

Consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social desde 2019, Karina Rizek acumulou histórias na defesa dos direitos da primeira infância. A experiência como auxiliar de sala inaugurou a sua trajetória na Educação Infantil e a marca tão profundamente,que ela se lançou com toda a intensidade, que sempre lhe foi tão peculiar. 

A experiência em coordenação de processos de gestão e formação de educadores, a conduz para coordenação geral da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), por três anos (2004 a 2007), durante o governo Lula. 

 Instituto Avisa Lá, Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Natura, Associação Nova Escola, Escola de Educadores e a Creche Baroneza de Limeira foram alguns dos lugares por onde Karina deixou sua marca antes de aportar aqui na Avante, há quatro anos, quando essa paulistana veio para Salvador – cidade que ela amava – e assumiu a coordenação da Tecnologia de Formação Continuada na Educação Infantil, em Paulista (PE), do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, em parceria com a Avante.

Karina abraçou o desafio de apoiar a estruturação, implementação, monitoramento e sustentabilidade de ações formativas que pudessem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas, considerando as diferentes realidades e demandas, em consonância com os documentos norteadores nacionais.

Na ocasião, ela concedeu uma entrevista e contou que conheceu a Avante, em 2004, na época que o UNICEF desenvolvia o projeto Família Brasileira Fortalecida (FBF), que Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante, ajudou a construir. 

“Posteriormente, convidei Maria Thereza para fazer parte do ProInfantil, na equipe de formadores, e depois Mônica Sâmia, consultora associada da Avante, que também passou a colaborar com o Projeto. Tínhamos produção de material e a própria execução das formações”, relembra Karina em entrevista ao site da Avante.

Em 2009, Karina participou do Paralapracá, gravando vídeos para o material do Programa. Anos depois, pelo Instituto Natura, onde ela atuou, a Avante se tornou parceira do projeto Comunidade de Aprendizagem, que acontecia em todo o Brasil. “Convidei a Maria Thereza para participar de um hang out sobre o Paralapracá. Sempre tive muita admiração pela Avante, pela história de Maria Thereza e da instituição (…). Tenho um alinhamento conceitual muito grande com a Avante”, contou Karina. 

Na mesma entrevista, Karina disse que estar dentro da Avante era muito bom para ela: “temos um namoro de 15 anos, então, desejo aprender muito e também proporcionar aprendizagem”. E ela conseguiu. E muito. Aprendemos demais com Karina, essa pessoa potente, de muitos feitos inspiradores e transformadores.

Certa vez, Karina disse, em uma entrevista para o Centro de Referências, que “não existe retorno, existe seguir daqui”, se referindo ao papel da escola diante da volta às aulas após a suspensão durante a pandemia. Karina era dessas. Ela reconhecia o imenso desafio, mas convocava a todos a seguir adiante, assim como ela seguia, avante, com sorriso e muita segurança na sua voz grave e poderosa. 

Hoje, nos perguntamos como seguiremos sem ela, mas sabemos que ela deixou inúmeras pistas porque as pessoas generosas nos ensinam a seguir, mesmo diante das dores e adversidades. Por isso nos inspiramos em seu sorriso, largo, daquela que ri até no apelido. Vá na paz, KK. Sentiremos muita saudade.  

Relembre a entrevista completa aqui

Um pouco mais sobre a trajetória profissional

Karina iniciou a vida profissional estagiando em uma escola de Educação Infantil. Ela trabalhou como auxiliar de professores, posteriormente como professora e assistente de coordenação. Paralelamente, começou a trabalhar com formação de professores na Escola de Educadores, do Instituto Avisa Lá e em programas de redes públicas. 

Ela foi convidada a trabalhar no Ministério da Educação, como coordenadora geral da Educação Infantil, onde atuou fortemente pela Política Nacional de Educação Infantil, realizando oito seminários por todo o Brasil, com mais de 300 secretários em cada um, para construção de parâmetros de estrutura e qualidade para as instituições do segmento. Em sua gestão, implantou o ProInfantil, voltado a oferta de formação e de colaboração para a melhoria das estruturas das escolas de educação infantil.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo