Mulheres do Calabar reaproveitam materiais e geram renda

Mulheres moradoras do Calabar estiveram reunidas na Biblioteca Comunitária do bairro no ultimo dia 26 (julho) para a oficina Chá em Retalhos quando aprenderam a produzir chaveirinhos de bonecas de pano a partir do reaproveitamento de sobras de materiais e criar a possibilidade de geração de renda. A oficina integra as ações do Projeto Sementeira, da Linha de Formação para Mobilização e o Controle Social da Avante, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O objetivo da ação foi promover educação ambiental para sustentabilidade.

“As mulheres saíram com uma nova ideia de geração de renda e isto pode impactar diretamente na vida delas no que se refere a ganhos financeiros e sociais”, explica Ivanna Castro, consultora associada da Avante que acompanha o projeto. Na oficina estiveram presentes a facilitadora Rosana Oliveira, resposável por ensinar o processo de construção das bonecas, a presidente da Associação Ideologia Calabar, mulheres representantes de instituições do bairro como o Instituto Fatumbi, Grupo de Mulheres do Calabar e Cooperativa de Costura COOPERCID, dentre outras.

As bonecas têm tamanho variado – de 2 cm a 1,50 m e são feitas apenas com nós, sem cola ou costura, com o uso mínimo de ferramentas e são conhecidas como bonecas abayomi. A palavra abayomi (abay=encontro e omi=precioso) tem origem iorubá  e significa aquele que traz felicidade ou alegria. Elas costumam ser negras e representam personagens de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada ou manifestações folclóricas e culturais.

Segundo Ivanna as mulheres demonstraram bastante interesse em produzir as bonecas e consideraram a fabricação destas uma ideia inovadora que poderá servir como mais uma geração de renda para elas.
 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo