logo_Prancheta 45

9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu, em julho de 2012, mais de 2000 pessoas entre conselheiros de direito, tutelares, adolescentes, sociedade civil e representantes de diversos setores governamentais. A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) esteve presente, convidada pelo CONANDA para participar do evento como delegada nacional, com direito a voz e voto. O encontro, ocorrido no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília/DF, foi extremamente rico, proporcionando uma diversidade de intervenções políticas e sociais. Representando a RNPI no evento esteve Ana Marcílio, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, na Linha de Formação para Mobilização e o Controle Social.
Para a RNPI, o convite para atuar como delegado nacional na conferência de direitos do CONANDA tem um impacto positivo, pois mostra que a Rede vem ganhando cada dia mais espaço e se tornando referência ainda mais forte na luta pela garantia dos direitos das crianças. Outro aspecto fundamental é que nesta 9ª Conferência foi discutido o Plano Decenal de Direitos, Plano que hoje o PNPI também integra. Além da participação nas miniplenárias e plenárias, com direito a voz e voto!
Um outro ponto a ser destacado foram as atividades paralelas, pequenos encontros ocorridos nos horários de almoço, lanche e descontração. Momentos aproveitados para se tecer redes, ampliar e fortalecer a luta pelos direitos das crianças. Destaco aqui: a reunião com Rosa Maria Ortiz membro do Comitê da Infância e Adolescência da ONU; o encontro com membros do Conselho Federal de Psicologia e a convivência no stand de entidades e redes sociais como FNDCA, RNPI, ANDI Brasil, Rede não Bata Eduque, entre outros. Além da distribuição de materiais, esse espaço foi um ponto de trocas, apoio e articulação das redes e fóruns.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo