Inclusão, infância pós Covid-19 e políticas públicas são temas do World Forum on Early Childhood Care and Education

Este ano (2023), após um período sem encontros presenciais devido à crise sanitária mundial provocada pelo Covid – 19, lideranças mundiais pela primeira infância voltam a se encontrar e trocar experiências em Hilton, no Panamá. Desde terça-feira, dois de maio, até sexta, cinco de maio, profissionais e defensores dos direitos das crianças de 0 a 3 anos se reunirão para compartilhar experiências, dialogar e impactar o futuro de crianças pequenas e suas famílias. Entre eles, a Avante – Educação e Mobilização Social, que mantém a tradição de participar ativamente do World Forum on Early Childhood Care and Education desde 2009, levando reflexão, provocação e muita colaboração para a qualificação do evento. 

Estarão no Panamá, representando a instituição, três consultoras associadas da Avante. Ana Marcilio, ex- Global Leader (2014) e diretora administrativo-financeira da instituição, que falará em plenária sobre os direitos das crianças, diversas formas de cuidar e criar espaços para que compartilhem suas vozes. Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante, apresentará a experiência da instituição na elaboração de Planos Municipais da Primeira Infância em 15 municípios brasileiros, em cinco Estados, em parceria com a Petrobras – PIC (Primeira Infância Cidadã). 

Já Maria Thereza Marcilio, presidente da instituição, primeira das três consultoras associadas a ser selecionada Global Leader – GL (2009) e coordenadora do grupo de GLs da América Latina desde 2013, fez a abertura do segundo dia do evento e falou sobre o Programa Global Leaders, da World Forum Fundation, tomando como referência sua trajetória, ao ser eleita para a primeira turma de GLs. Maria Thereza afirmou: “Estar no programa GL, e participar do WoFo, me deu o real significado para as palavras: conexão, relacionamento, filhos. Também me mostrou a possibilidade de um mundo em que há lugar para todos e o sentimento de pertencimento”. A presidente da Avante participa, ainda, da  mesa: How can early childhood community be a more inclusive place? (Como a comunidade da primeira infância pode ser um lugar mais inclusivo?), tocando num assunto que transversaliza o Fórum Mundial do primeiro ao último dia. 

Leia também: Liderança Global pela primeira infância. Você conhece?

A participação da Avante, enquanto instituição, e como representante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ao longo dos anos, colaborou para o aumento da participação da América Latina no evento. Provocações sobre o uso do espanhol como segunda língua e a busca por parceiros financiadores para GLs desta parte do mundo impactou o recorde de participação na última edição presencial do evento (2019). Foram 15 GLs no total, nove brasileiras. 

O evento começou no dia 02, pela manhã, com uma fala da representante do Panamá, apresentação de dança das crianças, uma apresentação sobre a proteção de refugiados da Ucrânia e uma fala de Bonnie Neugebeuer, co-fundadora da World Forum Fudantion.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo