logo_Prancheta 45

Educação Infantil em Conexão Futura, com Maria Thereza Marcilio

Ampliar a oferta de educação infantil em creches é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Atualmente, cerca de 30% das crianças com idade entre zero e três anos estão matriculadas em creches das redes pública e privada. O objetivo do plano é atender, até o ano 2024, no mínimo, 50% das crianças nessa faixa etária. Além da oferta de vagas, a qualidade do trabalho pedagógico oferecido para as crianças também merece atenção.


O assunto foi abordado por Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social, no programa Conexão Futura, do Canal Futura, na segunda-feira (19). Maria Thereza apontou, entre outras coisas, a necessidade de expansão de vagas nas creches previstas no PNE. “Há uma demanda imensa por vagas, muito maior do que o Estado tem capacidade de oferecer.

E o que a gente gostaria é que toda a população que demanda esse serviço fosse atendida, dentro de parâmetros de qualidade que existem”, referindo-se aos indicadores de qualidade formulados pelo Ministério da Educação (MEC) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009).


Com um trabalho reconhecido na área da educação e em defesa da infância há duas décadas, a Avante – Educação e Mobilização Social conquistou o Notório Saber na formação continuada de profissionais de Educação Infantil, com a inserção da tecnologia social do Programa Paralapracá no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC) em 2015.


Assista a entrevista na íntegra

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo