logo_Prancheta 45

Avante participa de evento sobre a Primeira Infância no Peru

Por: Ana Oliva (Consultora Associada da Avante e Assessora Técnica da Secretaria Executiva da RNPI)
Estive no Peru entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro para a Consulta Internacional de Expertos em Prevenção e Resposta à Violência contra a Criança na Primeira Infância, nas cidades de Lima e Iquitos, conversando, refletindo e conhecendo a situação e as estratégias de enfrentamento da violência contra este público. O evento foi organizado e realizado pelo UNICEF, Fundação Bernard Van Leer e pelo Movimiento Mundial por la Infancia de Latinoamerica y Caribe com o apoio do Ministério de Relações Exteriores do Peru e a Salgalú. Contou com mais de 60 adultos e cerca de 20 crianças e adolescentes. Foi transmitido online e ao vivo, chegando a atingir mais de 4 mil pessoas em diversos países.


A visita foi, como se diz por aqui: riquíssima. Cada uma dessas experiências teve sua riqueza própria, mas de forma geral ficou muito marcado, para mim, a força e organização de crianças e adolescentes locais; as estratégias que aqui utilizam para o enfrentamento da situação; bem como, as experiências internacionais que trazem, não só, as realidades dos diferentes contextos com suas semelhanças e diferenças, bem como as diversas estratégias de enfrentamento.


A minha ida teve por objetivo levar para o evento um pouco da perspectiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), bem como do projeto de pesquisa que hoje coordeno, desenvolvido no Calabar: O impacto das políticas de segurança pública sobre a primeira infância em comunidades urbanas de baixa renda: Sensação de seguranças e expectativas sobre as estratégias em curso. Esta pesquisa é executada pela Avante – Educação e Mobilização Social com apoio da Fundação Bernard van Leer e do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Comunidade, Família e Saúde (FASA).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo