No último dia 22, Mônica Samia, coordenadora da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais da Avante – Educação e Mobilização Social, esteve no município de Baixa Grande, situado na Chapada Diamantina (BA) para conduzir a qualificação de profissionais da educação, tais como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil. A formação acontece por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), através de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.
Segundo depoimento da pesquisadora da UFBA (FACED), Marlene dos Santos, para o blog Educação Infantil & Interatividade (http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/), nesse encontro os participantes tiveram contato com o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explicou, e acrescentou: “Todo o trabalho foi pensado para que, no final do processo, os municípios consigam elaborar e desenvolver suas propostas pedagógica para este segmento”. Durante todo o ano de 2013, estão previstas novas visitas técnicas e encontros temáticos, que acontecerão em dez polos regionais.
Além de Mônica, também foram convidadas as consultoras Mônica Loiola e Fabíola Bastos, todas da mesma linha formativa da Avante, para conduzir as formações em qualificação profissional. Profissionais de aproximadamente 100 municípios contarão com as atividades formativas e a orientação da equipe Avante. As formações acontecerão em cidades polo onde serão reunidos os profissionais dos municípios mais próximos: Ruy Barbosa, Itaberaba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Lajedinho, Macajuba, Tapiramutá, Baixa Grande, Mairi, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Jacobina, e Mirangaba.
O ProInfância Bahia visa oferecer assessoria pedagógica na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil aos municípios contemplados pelo programa. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.