Cirandas de Participação Infantil DEPOIMENTO

Cirandas de Participação Infantil: O PIC tem três pilares básicos (que se traduzem em metas) são eles o fortalecimento de REPI, a construção de PMPI e o fomento à participação infantil, na primeira infância (de zero a seis anos). As cirandas são desenvolvidas nos espaços por onde o PIC anda. E, quando possível, as propostas das crianças são contempladas nos PMPI como metas a serem alcançadas pelo município.

Com este intuito, Érica Nunes (TDL-PE) realizou, no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, onde existe uma articulação para construção do Plano Municipal pela Primeira Infância, em parceria com a ONG Pro-Criança, cirandas de participação infantil.

Uma das ações nas cirandas, além das brincadeiras e travessuras, é a escuta sensível aos desejos e anseios das crianças pequenas. Essa escuta é feita por meio de questões propostas ao grupo onde as respostas são ouvidas e discutidas. Em uma das rodas realizadas, Érica indagou às crianças quais eram as brincadeiras preferidas e o que elas mais gostam de fazer em casa. Entre muitos depoimentos, escolhemos compartilhar o de Dayane e Israel para demonstrar como as crianças pequenas estão atentas e percepção o mundo ao seu redor:

Ciranda1_PE
Ciranda de Participação Infantil.
bairro Dom Helder, Jaboatão dos Guararapes – PE, 2014.
Foto: ONG Pró-Criança – PE.

O que eu mais gosto de fazer em casa é ficar na rua“.
Dayane Vitória F. Santos, 6 anos. Jaboatão dos Guararapes – PE.

Ciranda2_PE
Ciranda de Participação Infantil.
bairro Dom Helder, Jaboatão dos Guararapes – PE, 2014.
Foto: ONG Pró-Criança – PE.

“A rua que a gente anda tem água suja, de Fossa”.

  Israel Joselito de Freitas, 6 anos.

Jaboatão dos Guararapes – PE.

Ciranda_Escola_PE
Escola Municipal José Rodovalho.
bairro Dom Helder, Jaboatão dos Guararapes – PE, 2014.
Foto: http://wikimapia.org/24214029/pt/Dom-Helder

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo