Brinquedos e Brincadeiras nas Creches – manual de orientação pedagógica

Brinquedos e Brincadeiras nas Creches – manual de orientação pedagógicaO livro Brinquedos e Brincadeiras de Creches – manual de orientação pedagógica foi publicado em 2009 com a principal finalidade de apontar diretrizes de organização do ambiente educacional e incentivo à brincadeira na instituição de ensino.  A publicação é um documento técnico formulado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, elaborado para ser utilizado por profissionais de Educação Infantil que lidam com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos na função de suporte teórico e prático.

Valendo-se da concepção da criança no papel de sujeito histórico e de direitos como ponto de partida, o material propõe uma abertura de espaço nos planejamentos curriculares para a prática do brincar em ambientes educativos. A Avante indica a leitura por compreender, em consonância com o material, que é por meio da brincadeira e dos brinquedos que a criança ganha consciência de si mesma, aprende as primeiras noções de expressão, investigação, interação e desenvolve a perspectiva do mundo e das pessoas.

O Manual tem com base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e considera a criança o centro do planejamento pedagógico. Desta forma, expõe formas de organizar espaços, tipos de atividades, materiais e conteúdos, e reforça a ideia de que é por meio das relações e práticas cotidianas que a criança forma sua identidade pessoal e coletiva, e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade por meio da qual produz cultura.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo