Avante promove aprendizagem sobre o direito à brincadeira

Brincar é um direito fundamental da criança que se torna efetivo através da ação conjunta da família, sociedade e do estado. Garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o brincar é uma forma especial de desenvolvimento da criança e constituição de sua relação com o mundo à sua volta. Contudo, assim como tantos outros direitos básicos, este também é negligenciado, seja pela realidade do trabalho infantil, que acomete grande número de crianças brasileiras, seja pelas agendas atribuladas de cursos e atividades. Para abordar o tema, a Avante – Educação e Mobilização Social promove a palestra Espaços para Brincar: o direito à brincadeira na vida das crianças. O evento acontece no Auditório da Faculdade de Educação da UFBA (Campus Canela) e tem como convidada a Prof. Dra. Tânia Ramos Fortuna, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O direito ao brincar está compreendido no artigo 16, do Estatuto da Criança e Adolescente, que compreende que a perda da vivência da brincadeira rompe com uma etapa fundamental do desenvolvimento da criança, apresenta limites e regras, separa os limites da brincadeira e da imaginação, estimula o fortalecimento cognitivo, emocional e físico. O que pode parecer obvio nem sempre é assimilado pelas famílias e pela sociedade que sobrecarregam meninos e meninas com atividades, dentre elas as práticas de trabalho. Além do mais, o poder público nem sempre efetiva o acesso a um conjunto de direitos que torna possível a concretização do lazer, do descanso e da brincadeira.

Na oportunidade, Tânia Fortuna irá abordar o tema durante o encontro de Aprendizagem Organizacional (AO) da Avante, que nesta edição será aberto ao público. A AO tem por objetivo realizar um alinhamento de conteúdos entre os integrantes da equipe da instituição que venham a fortalecer a prática de cada um com vistas à concretização da missão Avante. Tradicionalmente a AO é um evento interno, mas que tem sido aberto ao público sempre que a equipe avalia que o tema abordado possa beneficiar o cotidiano e a prática profissional de outros cidadãos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis um total de 40 para participantes. Os interessados devem enviar e-mail para: educacao.avante@gmail.com e para maiores informações, ligar para o telefone: (71) 3332-3344

Palestrante

Tânia Ramos Fortuna é Doutora em Educação e professora adjunta de Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária Quem quer brincar? (www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar). Autora de dezenas de textos sobre jogo, brinquedo, brincadeira, ludicidade e educação, tem proferido palestras e cursos no Brasil e exterior sobre o assunto.

Serviço:

O que: Aprendizagem Organizacional Avante – Espaços para Brincar: o direito à brincadeira na vida das crianças

Quando: 17 de julho, quarta-feira, das 19h às 21h

Onde: Auditório da Faculdade de Educação da UFBA (Campus Canela)

Inscrições: educacao.avante@gmail.com

 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo