logo_Prancheta 45

Avante participa de jornada internacional sobre formação docente na Educação Infantil

A Avante – Educação e Mobilização Social vai estar presente na I Jornada Internacional sobre a formação de professores/as de Educação Infantil, realizada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, entre os dias 25 e 27 de maio. Representando a instituição, a consultora associada e coordenadora de projetos ligados à formação docente, Mônica Samia, que participará da mesa-redonda A escuta das crianças e a formação do(a) professor(a) de educação infantil, no último dia do evento.


Acesse a programação completa


Mônica Samia, autora do artigo “Aprender a escutar crianças: um dispositivo de formação”, e da pesquisa de doutorado Diálogos formativos: singularidades nas experiências de formadores da educação infantil (2016), leva a expertise da Avante em formação docente construída ao longo de duas décadas, mais voltada, nos últimos anos, aos profissionais de Educação Infantil, a exemplo do programa Paralapracá e do programa Nossa Rede Educação Infantil.


O Paralapracá é realizado pela Avante, com apoio do Instituto C&A, em parceria com as secretarias municipais de Educação. Lançado em 2010, como um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste, o Programa, desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação, tendo a Rede Municipal de Maceió como parceria desde 2013 (ciclo II). Em 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.


Já o Nossa Rede Educação Infantil, é um Programa da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), realizado em parceria com a Avante. O objetivo da iniciativa é qualificar o atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. Além de produzir materiais pedagógicos e formar os profissionais da Rede, o Programa elaborou o Sistema de Monitoramento da Educação Infantil, para avaliar a qualidade do atendimento nesse segmento, usando uma plataforma online.
Pioneiro no país, o Sistema traz para a prática a proposta de tornar possível uma análise da instituição educativa como um todo, nas dimensões pedagógica e administrativa, cuidando para que a qualidade do atendimento seja avaliada de modo contextualizado.


Jornada


Vinculada ao III Encontro da Rede de Educação Infantil da UFAL: diálogos entre teorias e práticas, a I Jornada Internacional sobre a formação de professores/as de Educação Infantil surgiu do encontro de um grupo de docentes brasileiros e estrangeiros de universidades distintas que vem se dedicando a estudos e pesquisas sobre o segmento, a infância e a formação de professores, interessados em avançar na qualificação dos/as professores/as de educação infantil, seja no curso de graduação em Pedagogia, seja nos programas de Pós-Graduação.


Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAL, o evento promoverá conferências, mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentações culturais.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo