logo_Prancheta 45

Avante Indica: Primeira Infância em primeiro lugar

A Avante Indica a leitura da publicação Primeira Infância em primeiro lugar, experiências e estratégias em advocacy, que tem como foco ações de incidência política para a Primeira Infância no Brasil. De autoria de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social; e Gustavo Amora, integrante da produtora audiovisual COMOVA, instituição que trabalha com advocacy por meio de estratégias de comunicação, o trabalho foi realizado em 2009, quando ambos foram selecionados #GlobalLeaders (GL) pela Primeira Infância.

A publicação traz um conjunto de textos que destacam o reconhecimento da relevância de um período crucial da vida humana, a faixa etária de 0 a 6 anos. A evolução histórica, a partir desse reconhecimento, de estudos, trabalhos e ações na área de Educação Infantil; e relatos de experiências e estratégias que têm sido desenvolvidas, especialmente no Brasil, em relação ao assunto. “O país já tinha um corpo legislativo muito interessante pela Primeira Infância, por isso nós achamos que o que faltava era disseminar, divulgar esse conhecimento, compartilhar o máximo para as pessoas ficarem sabendo”, relata Maria Thereza Marcilio sobre a publicação.

Ação articulada

O GL é um projeto do World Forum on Early Childhood Care and Education, cujo objetivo é formar e fortalecer lideranças para a primeira infância. A Avante, assim como a COMOVA, vem participando do World Forum nos últimos oito anos. Ambas integrantes da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que foi oficialmente apresentada como parceria do World Forum no último evento, ocorrido na Nova Zelândia, esse ano (2017). Na ocasião, a Avante e a COMOVA também apresentaram o documentário de escuta de Crianças Voices of Children.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo