
O dia das crianças está se aproximando e, para celebrá-lo, a Avante – Educação e Mobilização Social indica o primeiro livro de Valentina Carvalho Mota, uma soteropolitana de dez anos.
Valen ou Tina, apelidada pelos amigos e familiares, é uma menina descolada, enturmada, tagarela, que adora brincar com os primos, curtir música popular brasileira e surfar.
Sua primeira experiência como escritora e ilustradora teve a orientação da professora Fabiana Sales e aborda uma situação muito comum no ambiente escolar. Afinal, quem nunca teve uma colega nova de turma que adorava exibir o estojo cheio de canetas coloridas e não parava de falar sobre os presentes caros que ganhava?
A arrogância inicial apresentada por muitas crianças no início do ano letivo ou ao ingressar numa escola nova é, na maioria das vezes, um comportamento assumido para mascarar a insegurança e o constrangimento de estar sozinha num ambiente estranho, com pessoas desconhecidas. No entanto, em A menina arrogante, Valentina problematizou uma versão mais profunda do comportamento de sua protagonista Luísa – o uso da classe social para manter-se isolada e sustentar a ingênua sensação de superioridade.
O enredo da história é ambientado na escola fictícia Sol Amarelo e aborda as dificuldades que Luísa encontra ao se deparar com a gentileza e atenção das novas colegas, em especial, de Duda.
Valentina descreve, com palavras e desenhos ilustrados, as sucessivas tentativas de Duda para acolher Luísa como sua amiga. A escritora soteropolitana demonstra compreender muito bem o significado e o valor de uma amizade, por isso construiu uma virada narrativa que possibilitasse essa percepção à sua protagonista.
A experiência de Luísa na escola nova foi o mote que Valentina encontrou para conversar com os seus leitores sobre a importância do respeito, da amizade, da gentileza e, principalmente, sobre as desigualdades econômicas – tão reais, presentes e aparentes para as crianças, que não passaram despercebidas pela autora.
Valentina fez uma excelente escolha ao abordar tal problemática no espaço escolar, uma vez que a escola se mostra um lugar propício a aprendizagens e reflexões sobre princípios que o dinheiro não pode comprar.
Desse modo, o livro apresenta uma intenção clara de mostrar às crianças que a amizade é superior a qualquer diferença social.
Para descobrir a estratégia utilizada pela turma de Duda para fazer Luísa refletir sobre sua postura arrogante, desagradável e classista, adquira o livro no site da Estante Mágica.