logo_Prancheta 45

Avante expressa solidariedade a Rita Coelho, exonerada do MEC nesta sexta-feira

A Avante – Educação e Mobilização Social se solidariza com a parceira Rita Coelho, e lamenta sua exoneração da Coordenação de Educação Infantil (COEDI), órgão vinculado à Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (29). Em viagem a serviço no Ceará, onde vinha acompanhando e participando das conferências estaduais sobre a Base Nacional Comum da Educação Básica (BNCE), Rita foi comunicada do desligamento por telefone, ratificando a gravidade do momento político em que o país está imerso.

“Embora soubéssemos que a permanência de Rita não estava garantida, temos agora a noção da perda. Rita, na COEDI, foi um baluarte na luta por uma concepção de Educação Infantil contemporânea e fundamentada em uma concepção de infância coerente com o que a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) proclama. Neste momento, quero acolher Rita, na certeza de que ela permanece parceira e que continuaremos juntas na luta por uma Educação Infantil de qualidade”, expressa a consultora associada fundadora da Avante, Maria Thereza Marcilio.

Apesar do lamento, é também momento de reconhecimento do legado de Rita à garantia do direito à educação de qualidade para as crianças brasileiras, como explicita Vital Didonet, assessor legislativo da RNPI. “Rita Coelho sempre valorizou, prestigiou e apoiou a RNPI. Desde a criação, ela tem reconhecido e afirmado em todos os espaços em que tratamos de políticas para a Primeira Infância que a Rede é uma força social importantíssima para a defesa e promoção dos direitos da criança, entre eles o da educação infantil.”

À frente da COEDI desde 2007, Rita Coelho se tornou uma das pessoas do alto escalão do MEC com mais longevidade no cargo, tendo já passado por quatro secretários de Educação Básica e três ministros da Educação.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo