Cerca de 30 coordenadores pedagógicos da educação infantil, que atuam na rede pública da sede e orla do município de Camaçari participaram, no dia 31 de outubro, de uma das formações do Paralapracá, que aconteceu na Cidade do Saber. O processo de formação do projeto é uma ação continuada que se baseia em seis eixos: brincadeira, artes visuais, música, literatura, exploração do mundo e organização do ambiente. Nestes encontros são definidos conteúdos que privilegiem a prática pedagógica infantil, por meio de ferramentas necessárias que ampliam às habilidades da educação infantil no Município. Na etapa atual, a formação tem como foco o eixo do brincar.
Durante a formação, a assessora do Paralapracá, Rita Margarete Santos, propôs uma reflexão sobre novas estratégias que podem ser utilizadas no resgate de importantes ferramentas ligadas ao aprendizado. A coordenadora da Educação Infantil do Município, Mynuska Lima, frisou a importância do projeto na apropriação de metodologias que levem à aprendizagem e à redução da distância entre a teoria e a prática em sala.
A coordenadora pedagógica da creche Phoc II, Cristina Conceição, ressaltou que, além de agregar uma qualidade diferenciada, o projeto atribui novas motivações aos educadores ampliando diversas práticas de educação infantil. Já para a coordenadora de educação infantil da Escola Alma Mirim, da localidade de Arembepe, Patrícia Souza, o Paralapracá proporciona à comunidade escolar perspectivas enriquecedoras, indispensáveis para o aprendizado das crianças.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação (SEDUC), por meio da Coordenação de Ensino e Aprendizagem (CEAP), em parceria com o Instituto C&A. Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.