Três dias de intensa troca de saberes marcaram o Seminário O currículo Nossa Rede Educação Infantil – experiências inspiradoras e reflexões sobre a prática, realizado no salão nobre da Igreja Batista do Caminho das Árvores, em Salvador. O evento apresentou práticas pedagógicas realizadas com base no material do Nossa Rede Educação Infantil, programa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) construído em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.
Organizado para professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Educação de Salvador, o seminário foi um momento valioso de formação, como explica a consultora associada da Avante e coordenadora do programa na instituição, Rita Margarete. “As práticas inspiradoras aqui socializadas disparam reflexões, inspiram desdobramentos, apontam diversas possibilidades para planejamento de ações pedagógicas importantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças. Os participantes estão validando muito este momento formativo.”
Além de promover reflexões, o seminário serviu como uma vitrine do trabalho que vem sendo feito nas instituições de Educação Infantil do município. “É muito importante esse seminário pela visibilidade que está dando a essas experiências educativas, essas práticas de qualidade. É muito bom a gente compartilhar e trocar entre as instituições, para que outras pessoas possam se inspirar”, disse a professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecy Andrade, Gláucia Pereira, que apresentou a Caverna da leitura, experiência que fomentou a curiosidade e o gosto pela leitura entre as crianças.
A experiência foi uma das 10 selecionadas entre as Gerências Regionais de Educação (GR) de Salvador, apresentadas sob os temas: Bandejas sensoriais com elementos da natureza; Vamos brincar?; Brincadeiras de pés de lata; Quem somos, onde estamos?; Reorganização dos ambientes; Vamos plantar?; Documentação pedagógica; Aplicação do Indique; Meu amigo Rafael. Além das apresentações, houve uma exposição de fotografias dos processos pedagógicos, no foyer do salão nobre da Igreja.
Pensando a prática
As apresentações foram mediadas por Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante, Rita Margarete e Fabíola Bastos, também consultoras da Avante, e Ana Teresa Gavião, doutora em psicologia da educação pela USP, que fizeram importantes considerações para reflexão das práticas. “O processo é importante, fundamental, porque a gente está permanentemente aprendendo, permanentemente conhecendo coisas novas, amadurecendo outras, transformando ideias, conceitos e atitudes. Compreender que a gente nunca está pronto, as crianças nunca estão prontas, que estamos nos fazendo na vida, é um conceito chave para uma professora. Olhar para o processo é olhar para o que está acontecendo, e não para algo parado, que deve estar num determinado lugar. A vida não é assim, a vida é um processo”, destacou Maria Thereza.
Enquanto Maria Thereza destacou o processo, o tipo de material usado em algumas experiências chamou a atenção de Ana Teresa Gavião. “Já há algum tempo venho estudando a abordagem de Reggio Emilia [cidade italiana referência mundial em Educação Infantil], e agora eles estão trazendo uma ideia de ‘materiais inteligentes’. Que materiais nós oferecemos para as crianças no dia a dia e no cotidiano da prática? Os materiais de plástico, por exemplo, que cores e formas eles têm? E se a gente pensar nos elementos naturais? A riqueza que eles possibilitam e a amplitude que eles dão de conexões que as crianças fazem. É o que chamamos de materiais inteligentes, que podem provocar.”
Realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, o Seminário O currículo Nossa Rede Educação Infantil – experiências inspiradoras e reflexões sobre a prática contou também com a presença de Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora do programa na instituição.
Educação Infantil de qualidade
O Nossa Rede Educação Infantil atende a uma demanda da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), com o objetivo de qualificar o atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. E toma como referência de qualidade o relatório Educação de Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos, publicado pela UNESCO em 2008.
Entre as ações do programa estão a criação de material pedagógico para professores, crianças, instituições de educação infantil e familiares; elaboração de sistema de monitoramento para acompanhamento e avaliação da qualidade do atendimento à educação infantil; formação continuada para professores, gestores, técnicos das Gerências Regionais de Educação (GR) e coordenadores pedagógicos; elaboração do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil – fundamentos norteadores que devem orientar os projetos político-pedagógicos desenvolvidos nas instituições de educação infantil da Rede.