logo_Prancheta 45

Iniciativa da Avante, campanha quer mais diversidade de bonecas

Há alguns anos, durante uma arrecadação de brinquedos para doação, em Salvador, três amigas – Ana Marcilio, Mylene Alves e Raquel Rocha – receberam bonecas de diversas marcas, variados tamanhos, mas com uma semelhança: todas eram brancas. Juntas, elas se deram conta de que faltavam bonecas que retratassem a diversidade da nossa população. Faltavam bonecas negras. Assim, nasceu a campanha “Cadê nossa boneca?” Uma iniciativa da Avante – Educação e Mobilização Social sem ligação com empresa do segmento de brinquedos e sem fins lucrativos.

Os negros representam 53,6% da nossa população, segundo dados do IBGE. De acordo com especialistas, a falta de representatividade é um problema, já que a auto identificação é fundamental para a criança. Ou seja, se o brinquedo não se parece em nada com ela, se ela não se vê em bonecas e bonecos, a autoestima, desde a primeira idade, pode ficar comprometida. Além disso, a diversidade de bonecas também é importante para que todas as crianças convivam com as diferenças e aceitem os vários tipos físicos.

O objetivo da campanha Cadê nossa boneca? é mudar esse cenário. A gente espera que, assim como na “vida real”, exista mais diversidade nas lojas, com mais bonecas negras. Até lá, vamos usar as redes para fazer muuuuito barulho. Vem com a gente?

facebook.com/cadenossaboneca
instagram.com/cadenossaboneca

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo