Vozes das Crianças pela garantia de seus direitos

Muitas, de diversos países. Até o momento, 11 para ser mais exata. E entre elas, crianças do Brasil. No Brasil, crianças de Salvador (BA), de contextos diversos, reuniram-se para expressar sua visão de mundo, pela garantia dos seus direitos.

Durante dois dias de filmagem, crianças do Calabar e do Rio Vermelho foram escutadas pela equipe de produção do documentário Vozes das Crianças (Voice of Children – VoC). A ponte para essa escuta e participação foi o projeto Infâncias em Rede, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria coma Fundação Bernard van Leer e a Fundação Xuxa Meneghel.  As rodas de conversa acontecerem nos dias 21 e 22 de maio e abriram as rodadas de filmagem para o audiovisual que integra os trabalhos do World Forum for Early childhood Care and Education (WFECCE), por meio de seu Grupo de Trabalho em Direitos da Infância.

A proposta do documentário é conectar, por meio de vídeo, a fala de crianças de diversas partes do mundo, sempre na perspectiva da garantia de seus direitos. Essa proposta alinha-se ao foco do projeto que entra em uma nova etapa em 2015 passando da mobilização de crianças e do advocacy pelo direito à participação, para o exercício deste direito, principalmente em políticas e serviços voltados para elas. A Fundação Xuxa e a Rede +Criança integram o Infâncias em Rede fortalecendo a cada ano a conexão Rio-Bahia pelos direitos da criança.

Encontros

As filmagens no Rio Vermelho foram realizadas na quinta feira, 21 de maio, no Espaço de Convívio Curumim.  O bate papo aconteceu com crianças entre 03 a 08 anos sobre a cidade de Salvador e sua relação com a cidade. O pano de fundo da conversa eram os direitos da infância e a mobilidade urbana foi um ponto central, além dos perigos e medos que habitam a cidade.

Na sexta feira, 22, foi a vez do Calabar, onde as crianças se reuniram na Biblioteca Comunitária. Lá, crianças entre 05 e 07 anos guiaram a equipe pelo bairro, mostraram seus espaços de brincar e de viver, suas famílias e alguns amigos. A tônica da conversa foi o brincar e, mais uma vez, o medo e os perigos da vida em Salvador foram um ponto nevrálgico.

Avante no World Fórum

O engajamento da Avante com o World Forum data de 2009, quando Maria Thereza Marcilio, juntamente com Gustavo Amora, diretor do documentário Vozes das Crianças, foi Global Leaders – programa de formação global em liderança global pela primeira infância do WFECCE. Gustavo Amora é cientista político e integrante da COMOVA, uma instituição que trabalha com advocacy por meio de estratégias de comunicação. Juntamente com sua equipe estão à frente da realização do VoC.

O envolvimento com as ações do World Fórum perdura até hoje com a atuação da instituição no GT de Direitos da Criança e a posterior participação de Ana Oliva, coordenadora do projeto Infâncias em Rede, na formação de Global Leaders (2014).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo