Trocando em Miúdos é ponte entre profissionais e pensadores do mundo

Quantas vezes na vida se tem a oportunidade de estar na presença de pensadores e ativistas que influenciam os movimentos ao redor do mundo nas temáticas a que se dedicam? Qual o valor e importância de ouvi-los e por eles ser inspirados para além de suas ideias, mas também por sua presença única? E, assim, fortalecer em si a ideia de que algumas utopias são, sim, possíveis. Esta oportunidade aconteceu durante o EduRetreat 2013 e está prestes a acontecer novamente no Brazil’s EduRetreat 2014, por meio do Trocando em Miúdos – Intercâmbio internacional, promovido pela Avante – Educação e Mobilização Social.  O Intercâmbio acontecerá de oito a 23 de novembro deste ano e levará profissionais para a Índia para vivenciar a cultura e entrar em contato e dialogar com pensadores e educadores de referência.

Gustavo Amora, Global Leader (2009) e integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), participou do EduRetreat 2013 e fez um registro áudio visual da fala de algumas destas mentes inspiradores. Os vídeos, disponíveis abaixo, mostram a riqueza da experiência e a dimensão da oportunidade de entrar em contato com o mundo por meio de uma rica cultura e seus sábios/pensadores.

Satish Kumar – educador, pacifista, ativista pelo desarmamento nuclear e editor da revista Resurgence & Ecologist, que falou para os participantes do EduRetreat 2013, em Nova Délhi, sobre dois de seus projetos: A Pequena Escola, para crianças de 11 a 16 anos e a Universidade Shumacher, para adultos e por meio deles, sobre a necessidade de a educação ir além da mente e trabalhar o corpo e o coração.


Balkrishna Vithaldas Doshi  – é um arquiteto indiano considerado uma importante figura da arquitetura do sul da Ásia e reconhecido por sua contribuição para o Indian Institute of Management Bangalore e a evolução do discurso sobre a arquitetura na Índia. Doshi falou para o grupo no EduRetreat 2013 sobre as regras do design, criatividade e educação e religião na arquitetura. Para ele a arquitetura está conectada com a vida, o corpo, a psicologia e, assim sendo, é um processo e não um produto.

K.B. Jinan  – Educador e designer indiano, K.B. Jinan reuniu-se com os participantes do EduRetreat 2013 na Flame University, in Pune. Ele dirige uma escola para crianças chamada Sadhana Village School. Jinan é contra o uso de textos na escola. O pensador é considerado o Ivan Illich da Índia, foi um grande provocador do grupo de educadores e levou a um proveitoso debate sobre o texto escrito durante todo o encontro.

Vandana Shiva – é física e ativista, diretora da Research Foundation for Science, Technology, and Ecology, em Nova Délhi (ìndia), vencedora do Right Livelihood Award (1993), considerado uma versão alternativa do Prêmio Nobel da Paz, e autora de inúmeros livros, entre os quais The Violence of the Green Revolution (1992), Stolen Harvest: The Hijacking of the Global Food Supply (2000). Vandana dialogou com participantes do Eduretreat 2013 sobre sua luta pelas sementes e como ela se insere nos processos históricos de resistência anticapitalista e anticolonial. Vandana abre várias janelas para se pensar o movimento ambientalista hoje e sobre o papel da educação das crianças e dos idosos.
 
Ficha de inscrição VII TROCANDO EM MIÚDOS INTERNACIONAL
 
Assista aos vídeos:
 
Satish Kumar – Por uma educação do corpo e do coração

Architect B. V. Doshi presentation for EduRetreat

K. B. Jinan

Vandana Shiva – Entrevista para grupo do Eduretreat 2013

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo