Seminário aborda Educação Infantil de qualidade, a experiência do Paralapracá

No dia 30 de novembro, a cidade de Salvador (BA) sediará o Seminário: Diálogos sobre qualidade na Educação Infantil: a experiência Paralapracá. As atividades ocorrerão no Museu de Arte da Bahia, das 9h às 18h, com a participação de especialistas em Educação Infantil, secretários de educação e equipes dos municípios parceiros, além dos representantes convidados de institutos, fundações, gestores municipais, profissionais da área, universidades, pesquisadores e público interessado, sob inscrição gratuita prévia.


O objetivo da iniciativa é promover diálogos sobre a Educação Infantil de qualidade, bem como compartilhar práticas exitosas ocorridas no contexto do Paralapracá – uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação e apoio do Instituto C&A.


As inscrições podem ser feitas pelo e-mail avante@avante.org.br, sujeitas a confirmação, de acordo com o preenchimento de vagas.


O Seminário está sedimentado no modelo do “Trocando em Miúdos”, uma tecnologia social da Avante, que promove intercâmbio de experiências. “É um seminário de partilha de boas práticas, de conquistas e desafios enfrentados e vencidos. Será um momento de trocas e de diálogo entre concepções e práticas, contribuindo para dar mais visibilidade à questão da qualidade na Educação Infantil”, revela Maria Thereza Marcílio, presidente da Avante.


Tendo Pinduka, pesquisador da cultura da infância e um dos integrantes do grupo Canastra Real, como mestre de cerimônia, o evento será aberto com falas de representantes da Avante e do Instituto C&A. Maria Thereza Marcilio, especialista em Educação, inicia o diálogo falando sobre: Compromisso com a infância e a Educação Infantil.


Programação


A programação inclui rodas de conversas temáticas, com a participação de especialistas e relatos de experiências das equipes dos municípios parceiros do Paralapracá.


Stela Barbieri (Bináh Espaço de Arte – SP) e Ana Oliva Marcilio (consultora associada da Avante e especialista em participação infantil), integrarão a primeira roda de conversa do evento: Participação infantil e educação de qualidade, que tem como foco o direito das crianças à participação cidadã nos diversos contextos. Enriquecendo o diálogo, os relatos de prática serão realizados pelas coordenadoras pedagógicas, Edna Almeida Matos (Escola Brincar e Criar, de Camaçari – BA) e Lúcia de Fátima Feitosa (Creche Osmira Duarte de Castro, de Maracanaú – CE).


À tarde, Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e coordenadora da linha de fortalecimento à gestão municipal do Paralapracá, encabeça a roda de conversa: Políticas de Educação Infantil. Os relatos de prática ficam a cargo das secretárias municipais de educação: Ana Dayse Dórea (Maceió – AL) e Justina Iva (Natal – RN), ambos parceiros do Programa, que compartilharão os desafios e resultados da política da Educação Infantil, nos seus municípios, inspirando outros gestores.


Para falar de formação presencial e a distância, a tarde prossegue com a roda de conversa: Perspectivas inovadoras em formação presencial e a distância, tendo como convidadas: Paula Carolei (UNIFESP) e Madalena Freire (Instituto Pró Saber), ao lado de Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora de implementação do Paralapracá. Relatando práticas nas instituições de Educação Infantil, as coordenadoras pedagógicas: Ana Paula Feitosa (CMEI Rosane Collor, de Macieó – AL) e Tereza Cristina Farias (CMEI Tancredo Neves, de Olinda – PE), abordarão o tema sob a perspectiva do desenvolvimento profissional, a partir da experiência com o Paralapracá.


A iniciativa marca, ainda, o encerramento do II ciclo do Paralapracá, quando o Programa encerra parceria com Instituto C&A, iniciando nova etapa de implementação da tecnologia social, que foi consagrada no Guia de Tecnologias do MEC, em 2015. A nova fase inclui disponibilização do Paralapracá para novos parceiros, que buscam apoio estratégico para a melhoria da qualidade do atendimento na Educação Infantil, com vistas ao desenvolvimento integral das crianças.


Para fechar o evento, a apresentação cultural fica a cargo do grupo Canastra Real, que trará elementos da cultura da infância para deleite e encantamento do público.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail avante@avante.org.br

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo