Roda Gigante e REPI – BA promovem ocupação do espaço público pelas crianças

O Centro Histórico de Salvador (BA) vai se transformar em um espaço para brincadeiras, conversas e histórias para as crianças. O evento é promovido pelo Roda Gigante – Primeira Infância em movimento, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, secretaria executiva da Rede Estadual Primeira Infância (REPI – BA) na tarde deste sábado (18 de outubro), na praça do Santo Antônio, além do Carmo (Salvador), a partir das 15h30.

O Roda Gigante é uma articulação em rede da sociedade civil e do poder público que pretende dar visibilidade e fortalecer a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância (lei 11.523/2007), que acontece anualmente entre 12 e 18 de outubro. A proposta é trazer para o espaço público o enfrentamento à violência na vida da criança pequena ao realizar atividades que colaborem com a ampliação e o aprofundamento do conhecimento acerca do assunto e dissemine a importância de se valorizar este período da vida.

Roda Gigante

O Roda Gigante está em sua quarta edição. O movimento nasceu do desejo de garantir a proteção, o brincar, a educação e a cultura ás crianças de 0 a 6 anos, e trabalha no sentido de dar visibilidade a este público por meio da ocupação de espaços públicos, garantindo o exercício do protagonismo infantil e do envolvimento de famílias, cuidadores e profissionais ligados à Primeira Infância. Neste sentido, um dos focos do Roda Gigante é articular a Rede Estadual Primeira Infância – BA (REPI/BA).

O movimento nasceu em 2011 a partir da parceria entre instituições e cidadãos engajados nas causas da Primeira Infância. Hoje o movimento conta com 25 integrantes que se reúnem mensalmente para pensar e desenvolver ações que promovam a cidadania do público em foco.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo