RNPI elege nova Secretaria Executiva

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou, no dia 20 de agosto, na Fundação José Luiz E. Setubal, em São Paulo, uma assembleia extraordinária para escolha da nova Secretaria Executiva, triênio 2015/2017. O pleito resultou na eleição, por unanimidade, do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). “O CECIP nos representa significativamente por sua competência e compromisso com a Primeira Infância”, disse Luzia Torres Laffite, do Instituto da Infância (IFAN) e atual coordenadora da Secretaria Executiva da Rede, em carta enviada ao grupo após o encontro.

A Assembleia contou com a participação de 36 das 157 organizações que compõem a RNPI. Na ocasião também foi apresentado o Planejamento Estratégico da Rede, construído nos últimos 10 meses.
A relação do CECIP com a RNPI é de longas datas e muitas histórias. A instituição é membro da Rede desde o início, já integrou o Grupo Gestor, participou ativamente da elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) e realizou a escuta de crianças que deu origem à publicação Deixa eu Falar!  . Criado na década de 80, o CECIP se destaca pela sua militância e compromisso com a formação cidadã, com os direitos das crianças e das populações que vivem com menor acesso aos bens do país.

A instituição, que atua fortemente em comunicação e educação, recentemente lançou o 1° Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. “Eles têm uma quantidade significativa de publicações de excelente nível, desenvolvem projetos de formação de agentes socias diversos, além de terem uma energia amorosa, acolhedora e um olhar de muito respeito aos parceiros e ao público com os quais trabalham”, diz Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante que esteve presente à Assembleia representando a instituição.

Segundo Maria Thereza a história construída pelo CECIP lhe concede uma marca que o credencia como uma organização que certamente colaborará muito com o crescimento e desenvolvimento da Rede na incidência em políticas públicas, na defesa dos direitos e na escuta das crianças. “Eles têm total condição de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas organizações que se sucederam no exercício da Secretaria Executiva da Rede”, diz.

A assembleia foi transmitida online e um novo encontro está previsto para os dias 04 e 05 de dezembro, em Fortaleza (CE). Na ocasião, o CECIP apresentará seu Plano de Ação para aprovação e início a partir de janeiro; e o IFAN apresentará os relatórios finais.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo