Projeto de enfrentamento ao Trabalho Infantil ganha reconhecimento e inicia segunda edição com escuta de famílias e de crianças

Em razão dos resultados e do impacto alcançado com o Todos Juntos em 2014, realizado no Território Bacia do Paramirim, a Avante reedita o projeto no Território de Identidade de Itaparica e chega a seis novos municípios (Abaré, Macururé, Chorrochó, Paulo Afonso, Glória e Rodelas). No início de maio, o Todos Juntos: Fortalecimento e Articulação Institucional com escuta de crianças e famílias visando à prevenção e combate ao Trabalho Infantil deu início a sua primeira etapa das ações de campo.

“O Todos Juntos 2015 não só leva para o Território de Itaparica toda a experiência acumulada pela Avante em projetos anteriores de enfrentamento do Trabalho Infantil (TI), mas principalmente agrega, à sua metodologia, duas etapas muito especiais pelo seu caráter inovador, que são a escuta de famílias e a escuta de crianças em situação de Trabalho Infantil. Elas, sem dúvida, enriquecerão muito o processo de contextualização do TI no território”.

Na primeira etapa do projeto está sendo realizada a mobilização dos agentes públicos por meio da realização de audiências públicas (prefeito, secretários e conselheiros) para apresentação do Todos Juntos e adesão do município. Também será realizado o mapeamento da situação do Trabalho Infantil em cada uma dessas cidades, mediante entrevistas coletivas e individuais com representantes da Assistência Social, Educação, Saúde e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, lideranças de trabalhadores rurais, comerciantes, Pastoral da Criança, igreja e outras lideranças comunitárias.

O projeto Todos Juntos, que é voltado para o fortalecimento e articulação das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), realizará, após essa primeira etapa, as capacitações dos agentes públicos das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde; e conselheiros municipais de direitos, tutelares e setoriais.

O reconhecimento o projeto rompeu as fronteiras de sua atuação territorial e chegou a parceiros de renome como o Instituto Afortiori, “um centro de pesquisas que visa promover inovação na sociedade, abordando problemas de relevância pública a partir de um processo de compreensão, crítica e construção conjunta de soluções”, conforme descrição no site da instituição. O Instituto está realizando um amplo estudo sobre projetos/experiências exemplares no combate ao TI e iniciou uma análise da experiência da Avante no projeto Todos Juntos.

O projeto é executado pela Avante em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Agenda Bahia do Trabalho Decente, Prefeituras dos municípios envolvidos e financiamento do FUNTRAD. O Todos Juntos foi realizado, na sua primeira edição, em nove municípios: Boquira, Macaúbas, Ibipitanga, Rio do Pires, Érico Cardoso, Paramirim, Tanque Novo, Botuporã, Caturama.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo