Nova coleção de materiais do projeto Paralapracá

O programa Educação Infantil do Instituto C&A prepara novos materiais de apoio para a sua frente de formação de professores, o projeto Paralapracá. Os materiais estão sendo produzidos em parceria com a Avante – Educação e Mobilização Social, ONG que assessora o Instituto C&A na implementação do projeto.
O projeto Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de professores e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
O projeto foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios do Nordeste brasileiro – Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI) –, tendo concluído seu primeiro ciclo em dezembro de 2012. Um novo edital do projeto Paralapracá está previsto para o mês de fevereiro.
A produção dos materiais de apoio do projeto prevê a revisão dos seis cadernos temáticos e dos seis vídeos de formação de professores, cobrindo literatura, música, brincadeiras, exploração do mundo, artes visuais e organização do ambiente, que orientaram o primeiro ciclo de atividades.
A estes materiais serão integrados seis cadernos, seguindo os mesmos temas da primeira coleção, com o relato de experiências vividas nos cinco municípios que implementaram o projeto Paralapracá entre 2010 e 2012. Além disso, foi produzida a publicação Estação Paralapracá, contendo saberes e fazeres práticos registrados nestes cinco municípios, bem como um novo caderno teórico, voltado a coordenadores pedagógicos e dedicado a refletir sobre o papel desse profissional na formação das crianças.
O novo material de apoio do projeto Paralapracá será distribuído para os parceiros antigos e para os municípios que integrarão o segundo ciclo de trabalho, conforme definirá o edital em gestação. O conteúdo também será disponibilizado em breve neste site.
Para conhecer os materiais de apoio adotados no primeiro ciclo do projeto Paralapracá, acesse o site do Instituto C&A http://www.institutocea.org.br/noticias/Detalhe-noticia.aspx?id=1697
 Informação: Instituto C&A

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo