Materiais do Paralapracá estimulam mudança de postura no ambiente escolar

Materiais do Paralapracá estimulam mudança de postura no ambiente escolarMala e Baú do Paralapracá têm provocado uma mudança no cotidiando das comunidades escolares das instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió inserida no projeto, em especial pela aproximação das famílias no ambiente escolar. “Não era comum a presença das famílias brincando, interagindo e compartilhando experiências e situações de brincadeiras nas instituições de educação infantil. Isto começou a acontecer com a chegada do Paralapracá”, conta Angelina Melo, Gerente de Educação Infantil de Maceió.
Angelina acredita que a forma como a Rede acolheu o projeto e como tem dialogado com as instituições desde o lançamento, tanto para as comunidades escolares como extraescolares, tem contribuído muito para esta mudança no cotidiano. Ana Cristina, supervisora do Paralapracá em Maceió concorda e diz ser perceptível à aceitação do projeto tanto pela Secretaria de Educação do Município, como pelos familiares das crianças matriculadas nas instituições de ensino onde o Paralapracá está inserido. “Um dia o avô de uma criança matriculada no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) onde atuo me disse que agora ele tem certeza que sua netinha vai viver a meninice dela”, ela conta que ele teve esta reação ao ver o Baú do Paralapracá com os livros infantis, fantoches e toda a ludicidade dos materiais que o integram.
O envolvimento das famílias no cotidiano das instituições acontece na correnteza da mudança de postura das coordenadoras pedagógicas, professores, auxiliares de sala, e demais servidores das instituições. “Durante uma formação que realizamos uma professora deu um depoimento muito interessante sobre a mudança na relação dos professores com as crianças”, conta Ana Cristina.  “A professora, que atua no Centro de Educação Infantil Tobias Granja, disse que depois do Paralapracá elas aprenderam a brincar na roda e passaram a perceber o querer das crianças, a considerar suas escolhas do que brincar e observaram a autonomia delas nestas escolhas”, relata.
O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. Nesta etapa, do Ciclo II, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No Ciclo I o projeto atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

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