Kits Paralapracá chegam nos Municípios

Salvador (BA) – Começam a chegar as Redes Municipais que integram o projeto Paralapracá  os Kits para serem distribuídos às instituições parceiras do I ciclo e aos demais Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que participam da expansão do projeto – ciclo II. Nos Kits, que são parte do material didático que será utilizado nas escolas, vão conter: Cadernos de Orientação, Cadernos de Experiência e o Estação Paralapracá, que traz registros culturais dos municípios que participaram da primeira fase do projeto.

A primeira cidade a receber os Kits foi Maracanáu. Logo após a chegada dos Kits nos municípios, o Instituto C&A, a Avante e as Secretarias de Educação darão inicio aos lançamentos do Projeto nas instituições que integram o Paralapracá.

O Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A, idealizado, realizado e monitorado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio Linha de Formação para Educadores e Tecnologias Educacionais, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças. Para isto, atua em duas linhas de ação complementares e articuladas: formação continuada de profissionais; e acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os educadores. Além disto, é oferecido apoio técnico às Secretarias Municipais de Educação para a realização destas ações.

O Paralapracá foi lançado em agosto de 2010 e implementado, em um primeiro ciclo de dois anos, em cinco municípios do Nordeste brasileiro, sempre em regime de cooperação com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). O primeiro ciclo do projeto terminou em dezembro de 2012 e beneficiou 1.100 professores e 14 mil crianças.

O novo ciclo terá duração de quatro anos (2013 a 2016), e envolve os municípios de Camaçari (BA), Olinda (PE), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e Natal (RN). Nesta nova fase, o Paralapracá atenderá mais de 20 mil crianças.

Neste ano, além da seleção em edital dos cinco novos municípios, o Instituto C&A decidiu estender por mais um ano o acordo de cooperação com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do projeto Paralapracá: Jaboatão dos Guararapes e Teresina.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo