FETIPA mobiliza comunidade escolar em debate sobre trabalho infantil

Uma roda de conversa montada na Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, reuniu sociedade civil e poder público pra discutir sobre Trabalho Infantil com crianças e adolescentes. O encontro faz parte das ações do FETIPA na Escola, organizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (FETIPA), antecedendo as manifestações do Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil (12 de Junho).
Segundo Sônia Bandeira, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, a ideia é promover o debate nas instituições de ensino fundamental, para mobilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de temas referentes aos direitos das crianças: educação, acesso à escola, brincadeiras, não trabalhar -, e fazer com que essas informações se multipliquem pelas famílias e demais espaços de sociabilidade.


O encontro, realizado no último dia 31 (maiio) tem previsão de novas edições após o 12 de Junho. Dividido em duas turmas, foi conduzido por Sônia Bandeira e Judite Dultra, também consultora associada da Avante, com cerca de 150 crianças e adolescentes, além da participação de gestores, professores e representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e das secretarias municipais da Saúde e da Educação.


A atividade começou com a exibição do curta – metragem Bilú e João, de Kátia Lund, que mostra a situação de crianças em diversos lugares do mundo, seguido pelo documentário Carnaval de Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes – produzido pela PRO HOMO e IBCM sobre o Trabalho Infantil e violações de direitos de crianças e adolescentes durante a festa.


As exibições tiveram o intuito de provocar uma reflexão sobre o tema centro do encontro e de como as crianças enxergam essa situação de vulnerabilidade. Como resultado, os estudantes entraram na roda compartilhando suas visões sobre o tema, sobre a infância, tendo surgido relatos de trabalho de alguns deles.


FETIPA


O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (FETIPA) é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do Trabalho Infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, integrando governos e sociedade no enfrentamento ao problema, o Fórum tem como membro do colegiado a Avante – Educação e Mobilização Social.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo