Encontro dá início a Projeto que dará voz à Primeira Infância

A Linha de Formação para Mobilização e Controle Social da Avante – Educação e Mobilização Social deu o primeiro passo para iniciar as ações do projeto Primeira Infância Cidadã, realizado com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), via Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SDH). Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, a equipe do projeto esteve reunida na Avante trocando experiências sobre a realidade de crianças até seis anos em seus estados, mas também construindo as estratégias para fortalecer a atuação em rede.

Além da equipe da Avante, participaram do encontro Lia Matos, da Ong Espaço Imaginário e da Rede Estadual Primeira Infância (REPI) Mato Grosso do Sul; Leandro Pinheiro, da Fundação Amazonas Sustentável/FAS (Amazonas); Naisandra Mota, do Ministério Público do Maranhão e REPI Maranhão; Lígia Cabral, da Associação Lar Transitório Christie e REPI (Pernambuco). Leandro Pinheiro revelou os desafios colocados para infância das comunidades ribeirinhas do Amazonas, onde a densidade demográfica é de ½ pessoa por km2 e é fundamental o trabalho de conscientização para manter a floresta em pé. Por lá, a FAS trabalha na perspectiva do associativismo e cooperativismo a fim de ampliar a visão dos membros da comunidade e fortalecer a consciência de direitos da primeira infância.

O projeto Primeira Infância Cidadã irá fortalecer as Redes Estaduais da Primeira Infância existentes nestes estados, buscando assegurar uma atuação qualificada e articulada das instituições em defesa dos direitos das crianças até 6 anos. Além de atuar na elaboração de 10 Planos Municipais da Primeira Infância (dois em cada estado), na articulação e desenvolvimento de cinco grupos de participação política e escuta de crianças (um por estado). Na Bahia e no Amazonas não existe Redes Estaduais voltadas para este público. O projeto atuará com a proposta de criação destas redes.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo