Curso sobre Educação Infantil tem recorde de acessos e 92% de aprovação

Mais de 3,4 mil certificados já foram emitidos para o curso “Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil”, que figura entre os mais acessados da Plataforma Polo. O curso foi desenvolvido pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com o Itaú Social, no programa Melhoria da Educação.

A qualidade do curso é assegurada pelos participantes, que conferiram aprovação média de 92%, conforme dados compilados até maio de 2021 pela equipe da Plataforma Polo. Pioneira no desenvolvimento de metodologias de formação continuada, na produção e disseminação de conhecimentos na área da Educação, a Avante segue cumprindo seu propósito: fomentar o reconhecimento da criança como cidadã e formar educadores para melhorar a qualidade de ensino, principalmente da Educação Infantil.

O curso apresenta concepções e práticas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e revela pesquisas e teorias da área. Além disso, ele destaca a visão atual sobre a infância e ajuda a entender o processo formativo das crianças, visando melhoria na qualidade de ensino.

A expectativa, segundo Karina Rizek, consultora associada da Avante e coordenadora pedagógica e de polo das ações institucionais em parceria com o Itaú Social no município do Paulista (PE), é que, após realizar o percurso formativo, os participantes não só compreendam os fundamentos básicos da BNCC com destaque para o protagonismo das crianças, o papel das interações e brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento delas, ou os Campos de Experiências e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, mas também possam experimentar, entender e incorporar elementos à prática pedagógica que favoreçam a criança e qualifiquem seu processo de aprender e se desenvolver na Educação infantil. 

“O curso foi todo pensado, desde seu planejamento até as soluções de aprendizagem para uma formação a distância e autônoma para profissionais da Educação Infantil de todo o Brasil. A aproximação com as concepções da BNCC podem colaborar com equipes técnicas, gestores e professores, especialmente porque o percurso formativo propõe muitas reflexões e práticas, considerando aquilo que já é realizado nas escolas, promovendo reflexão crítica e colaborando para a transformação qualitativa da Educação Infantil, tanto para bebês, como para crianças pequenas. Tudo isso, procurando considerar, entre outros aspectos, a dimensão subjetiva tão importante em todos os processos formativos”, disse Karina Rizek.

Lançado em setembro de 2020 no ambiente de formação do Itaú Social, o curso registra, até o momento, taxa de conclusão de 54,21%. Além dos 3,4 mil participantes que concluíram, outras 3.355 inscrições foram realizadas e estão em andamento.

Entre os conteúdos trabalhados através de percurso autoformativo, estão “Interações e brincadeiras: experiências estruturantes para o desenvolvimento infantil”, “Os campos da experiência na BNCC”, “A prática pedagógica que privilegia a criança”, “O papel e o protagonismo de quem educa”, entre outros.
A formação é gratuita, 100% online, tem carga horária de 20h e é aberta ao público. Para iniciar o curso, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo