CooperFeira Novo Sabor avança com estudo de viabilidade econômica

Desde maio a CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim realiza o estudo de viabilidade sócio econômica do seu empreendimento, que começou com uma abordagem teórica e vem avançando gradativamente. No último dia 14 (julho) instrumentos como a planilha de custos variáveis de produção e a planilha de balanço de investimento começaram a ser preenchidos.

O estudo é feito com a orientação de Luciene Cruz de Andrade, especialista na área, integrante da equipe técnica do projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Luciene explica que as planilhas e relatórios possibilitam a construção de cenários de produção que vão nortear a organização da cooperativa. “Elas cruzam os dados e já fazem todos os cálculos. Então se você informa qual é a capacidade de produção mensal da cooperativa e seus custos fixos e variáveis, ela já revela qual será o faturamento dessa produção”, explica.

O encontro da última segunda feira foi o momento destinado a conhecer os instrumentos e iniciar o seu preenchimento. “Agora eu percebi que para a gente ganhar dinheiro a gente tem que produzir todo dia. E isso é possível com a escala que fizemos!”, conclui a cooperada Carmem Lúcia dos Santos.

O encontro aconteceu no Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – Barra, que, como parceiro do projeto É Dia de Feira Solidária, apoia a CooperFeira Novo Sabor desde sua formação, em 2013. Após as atividades, os cooperados foram convidados pela administração do Cesol para conhecer sua lojinha, espaço onde os grupos de economia solidária assessorados pelo Centro podem expor e comercializar seus produtos. Na despedida, ficou o convite para a CooperFeira Novo Sabor se integrar à lojinha disponibilizando seus produtos para venda, que, claro, foi aceito prontamente pelos cooperados.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo