CooperFeira Novo Sabor recebe avaliador externo do projeto É Dia de Feira Solidária

CooperFeira Novo Saber recebe avaliador externo do projeto É Dia de Feira SolidáriaNa reta final do projeto É Dia de Feira Solidária, a CooperFeira Novo Sabor, cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim, recebe Gabriel Kraychete, estudioso da economia solidária e avaliador externo do projeto, para visita de acompanhamento.

Desde o início do projeto, em 2013, Kraychete se encontra periodicamente com a equipe da Avante, instituição executora do É Dia de Feira Solidária para aconselhar e contribuir na construção de estratégias de acompanhamento e fomento à cooperativa. O empreendimento reaproveita os refugos descartados em São Joaquim para a produção e comercialização de novos produtos alimentícios e é assessorado pelo projeto, com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).

Nesse último encontro, entretanto, Kraychete teve a oportunidade de visitar o espaço de produção da CooperFeira Novo Sabor. Ele aproveitou para conversar com o grupo de cooperados sobre a produção e a viabilidade econômica do empreendimento e saiu bem satisfeito, “o grupo está bem consciente do trabalho coletivo e preocupado com a prática necessária à viabilidade, como pesar as frutas assim que chegam da doação e depois que estão prontas para a manipulação. Geralmente isso é esquecido pelos empreendimentos, dificultando a viabilidade econômica da cooperativa”, vibra Kraychete.

Gabriel Kraychete é professor titular da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pesquisador do Núcleo de estudos do Trabalho (NET-UCSAL), onde coordena, desde 1998, o programa de pesquisa e extensão Economia dos Setores Populares e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UCSAL. Seus estudos tratam de temas relacionados à trabalho e viabilidade econômica de empreendimentos associativos.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo